Polícia Civil inaugura central de atendimento à mulher com funcionamento 24h em Palmas
Foi inaugurada em Palmas a Central de Atendimento à Mulher 24 horas. A delegacia está instalada no setor Santa Fé, na região sul da capital. A unidade busca fortalecer as politicas públicas de combate à violência contra as mulheres com atendimento especializado.
“As mulheres passam agora a ter permanentemente uma porta aberta, a qualquer hora do dia ou da noite para reclamar quando sofrer alguma agressão. É nossa obrigação enquanto estado atender bem, proteger a todos e principalmente os vulneráveis”, disse o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.
Segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 481 casos de violência doméstica foram registrados no estado no 2º trimestre de 2018. No mesmo período deste ano ocorreram 508 casos, um aumento de 5%.
O setor Santa Fé foi escolhido para receber a sede da delegacia porque 73% das agressões ocorrem na região sul de Palmas.
“Foi constatado que a maioria das violências ocorre no período noturno do domingo e a mulher, ao procurar a delegacia, não tinha onde se socorrer. A partir desta estatística foi constatada a necessidade de implantar a Dean 24 horas. A região sul foi escolhida por que a maioria dos feminicídios ocorridos na capital foram na região sul”, afirmou a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Sousa.
Central de atendimento à mulher fica na região sul de Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O prédio da Central de Atendimento à Mulher 24 horas abriga também a 2ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher. A estrutura tem recepção, gabinete para a delegada, sala para o suspeito não ficar em contato com a vítima, sala de depoimentos e brinquedoteca.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, quatro equipes vão atender na Central de Atendimento à Mulher 24 horas. Cada uma com quatro policiais e um delegado. A delegacia fica na Rua T-13, Quadra 17 Lote 18, Setor Santa Fé (Taquaralto) – em frente ao depósito da Loja Nosso Lar.
Denarc
Também foi inaugurada nesta terça-feira a 1ª Divisão Especializada de Repressão à Narcóticos (Denarc), que é responsável pelo combate ao narcotráfico no Estado. A nova sede, segundo o governo, oferece melhores condições de trabalho aos policiais irá gerar uma economia de mais R$ 40 mil anuais aos cofres públicos.
Fonte: G1 Tocantins