DestaqueEstado

Polícia diz que pilotos de avião agrícola tiveram morte instantânea; corpos foram liberados pelo IML

Os corpos dos dois jovens pilotos mortos após a queda de um avião agrícola na zona rural de Lagoa da Confusão, no sul do estado, foram liberados durante a madrugada desta sexta-feira (12) pelo Instituto Médico Legal (IML). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que eles tiveram morte instantânea, mas as causas exatas dos óbitos ainda serão determinadas. O acidente será investigado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) em conjunto com a Polícia Civil.

Matheus Dias Fernandes, de 25 anos, está sendo velado na casa da família em Lagoa da Confusão desde a madrugada. Uma missa de corpo presente será realizada às 16h e o sepultamento está previsto para 17h no cemitério da cidade.

Mauro Júnior, de 27 anos, era natural de Anápolis (GO). Após a liberação pelo IML de Paraíso do Tocantins, o corpo dele foi encaminhado para a família em Goiás.

Matheus Dias Fernandes era piloto agrícola e morreu em acidente aéreo no TO

Matheus Dias Fernandes era piloto agrícola e morreu em acidente aéreo no TO

Ainda não há informações sobre as causas do acidente. O irmão de Mauro Júnior estava no local auxiliando os pilotos por terra e presenciou a queda. Testemunhas constaram que o avião caiu de bico e as fotos mostram que a aeronave foi partida ao meio.

O caso está sendo acompanhado pela 58ª Delegacia da Polícia Civil, que isolou o local da queda para perícia a ser realizada pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).

Matheus era recém formado como piloto agrícola e aproveitava para aprender mais sobre voos com Mauro, que era mais experiente. O acidente provocou grande comoção na cidade.

Avião caiu em fazenda de Lagoa da Confusão — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Avião caiu em fazenda de Lagoa da Confusão — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A investigação

 

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 6), localizado em Brasília (DF) informou que investigadores foram acionados para realizar a ação inicial do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-GRQ, nesta quinta-feira (11), em Lagoa da Confusão.

Na ação Inicial os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas e reúnem documentos. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência.

Segundo o Seripa, o objetivo das investigações realizadas é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes.

LEIA MAIS:

O acidente

 

O acidente aconteceu por volta das 10h na fazenda Pé de Limão, a cerca de 70 km do centro da cidade. Às 11h30 de quinta-feira (11) as polícias militar, civil e Corpo de Bombeiros confirmaram o acidente e as mortes.

A aeronave é do modelo Ipanema 201 A e de prefixo PT-GRQ. No registro aeronáutico da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a informação é de que a situação de aeronavegabilidade do avião era normal e que ele tinha autorização para voos diurnos. O aparelho foi fabricado em 1977.

A Secretaria de Segurança Pública informou que uma equipe da 58ª Delegacia esteve no local para apurar os fatos. Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente.

A Prefeitura de Lagoa da Confusão publicou uma nota de pesar em uma rede social. Disse que se solidariza com as famílias, amigos e conhecidos das vítimas.

Fonte: G1 Tocantins