Ponte de Porto Nacional tem interdição temporária para testes em radares nesta quinta (22)
A Ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional será interditada por cerca de 40 minutos na manhã desta quinta-feira (21) para testes nos radares instalados na estrutura. A Agência Estadual de Metrologia (AEM), que é ligada ao Inmetro, informou que os bloqueios começam às 9h. A Polícia Rodoviária Estadual fará o controle do trânsito.
Os radares foram instalados nos dois sentidos após três casos de vandalismo serem registrados contra os limitadores de altura instalados na ponta. Os novos equipamentos ficam a cerca de um quilômetro de distância um do outro e medem a velocidade dos veículos que passam no trecho. A velocidade máxima permitida na ponte é de 60 km/h.
O objetivo dos testes é garantir que as medições estão corretas e que os dois radares funcionam adequadamente. “As velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. É de extrema importância que os radares estejam em perfeito funcionamento”, disse o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite.
O transito deve ser liberado no local logo após o fim dos testes. No local também serão instaladas câmeras para coibir os atos de vandalismo.
Regras
A travessia sobre a ponte só é liberada para veículos de pequeno porte como, bicicletas, motocicletas, carros de passeio e camionetes. As carretas, caminhões e qualquer tipo de veículo de carga continuam fazendo a travessia do rio pela balsa.
A Ageto informou que as regras não vão mudar até que uma nova ponte seja construída. Não há previsão para isso acontecer.
Fonte: g1 tocantins