Por que a garrafa de cerveja congela quando tiro do freezer?
Uma boa cerveja gelada em uma tarde quente sempre cai bem não é mesmo?
Aí você pega aquela loura maravilhosa que estava no freezer a -4° e pronto! Congela em apenas dois segundos.
Mas fique tranquilos que vamos ajudar você a não perder mais cervejas desta maneira, tudo se resolve com um pouco de jeitinho na hora de encostar na garrafa.
Mesmo que grande parte da composição da cerveja seja de água, ela não congela em temperaturas abaixo de 0° pois não há movimento, as moléculas estão paradas e o aumento da temperatura é gradativo e lento. Todo ambiente em torno da cerveja está na mesma temperatura por isso não há reação imediata.
Toque de Midas
Quando você encosta na garrafa sua mão está a uma temperatura bem mais alta, o que faz com que as moléculas reajam imediatamente e formem pequenos cristais de gelo que vão se multiplicando. O gás carbônico da cerveja que estava preso nas paredes da garrafa se soltam e começam a se movimentar. O resultado disso é uma garrafa de cerveja congelada.
Pegando sua loura com jeitinho!
A solução para que sua cerveja continue estupidamente gelada e não congele está na maneira como você a retira do freezer. Na verdade na maneira como encosta na garrafa.
Para evitar que congele você precisa evitar que o choque térmico ocorra. E é mais simples do que parece.
NÃO ENCOSTE NO MEIO DA GARRAFA. O centro da garrafa é onde normalmente as pessoas seguram, e também o ponto onde o vidro é mais “fino”.
Pegue nas áreas onde o vidro é mais grosso como o gargalo ou o fundo da garrafa. Assim o vidro funcionará como isolante térmico e evitará o choque de temperatura imediato.
Agora chega de perder cerveja ou de tomar cerveja quente! Tenha cuidado na hora de pegar sua cerveja e aproveite.
(OCIOSO)