Pousada Aldeia da Serra recebe selo da Associação Roteiros de Charme, a única da região norte
Que tal se hospedar em uma pousada em meio à natureza, com decoração personalizada, muito conforto e uma gastronomia contemporânea com toques regionais em um conceituado restaurante? Essas são algumas características das hospedagens que recebem o selo da Roteiros de Charme, Associação de Hotéis criada em 1992, que conta, hoje, com 63 estabelecimentos listados.
E agora tem em sua seleta lista de estabelecimentos a Pousada Aldeia da Serra e Spa, instalada em 60 mil metros quadrados, no distrito de Taquaruçu, a 42 km de Palmas e a 30 km do aeroporto da Capital do Tocantins. A pousada Aldeia é a única da região norte a conquistar esse título.
Para fazer parte desta exclusiva lista de pousadas, que é atualizada anualmente, os candidatos precisam seguir alguns parâmetros baseados no conforto, qualidade de serviços atendimento de qualidade, a quantidade máxima de apartamentos (devem ter 60 ou menos acomodações), compromisso com os pilares social e ambiental da sustentabilidade e estarem localizados em um destino que destaca a importância histórica ou natural da região. Além disso, eles precisam ser gerenciados de perto pelos proprietários, para garantir não só a qualidade, como o acolhimento e pessoalidade.
O presidente e fundador da Roteiros de Charme, Helenio Waddington, deu as boas-vindas ao novo associado e ressaltou a importância da parceria e do título.
“Saudamos os novos associados, que compartilham com a nossa associação o compromisso de gerar impactos positivos na experiência do turista e nas regiões onde estão localizados. Ao aderirem à associação, os hotéis passam a assumir junto conosco o Código de Ética e Conduta Ambiental da Roteiros de Charme, desenvolvido em parceria com a ONU”, comemora Waddington.
Sonho, reconhecimento e trabalho
“Fazer parte deste selo nacional e ter nosso trabalho reconhecido, nos enche de orgulho. A Pousada Aldeia da Serra nasceu do sonho de empreender na hotelaria. Adquirimos a área no ano 2000 por acreditar no potencial da região e do Tocantins no segmento turístico, e hoje, ter a pousada classificada nacionalmente neste roteiro é com certeza a realização de um projeto, que tem o conceito de hospedagem no turismo de natureza bem sucedido”, comemorou o sócio-proprietário, Fábio Lelis.
Já o outro sócio-proprietário da pousada, Marcelo Lelis, lembrou que fazer parte deste grupo exclusivo de pousadas no Brasil, é como ganhar o Oscar do empreendedorismo na área do turismo. Também mostra que todo o trabalho que é desenvolvido na pousada, seja na área de hospedagem ou na sustentabilidade do empreendimento, está dentro dos padrões mais exigentes do turismo mundial.
“Nossa equipe de colaboradores trabalha dia a dia para que possamos oferecer aos nossos hóspedes uma estadia repleta de experiências sensoriais, gustativas e prazerosas. Tudo na nossa pousada foi pensado para receber bem o hóspede e receber o selo de pousada de charme só mostra que estamos no caminho certo. Estamos sempre buscando capacitação e aprimoramento dos serviços para que o hóspede tenha a melhor experiência e conexão com a natureza, o reconhecimento de pousada de charme nos enche de orgulho e aumenta ainda mais nossa responsabilidade em oferecer um serviço de alta qualidade para nossos clientes”, afirmou Lelis .
Responsabilidade social e Sustentabilidade são critérios
Entre as características que fazem dos empreendimentos do guia, uma referência na hotelaria de luxo brasileira, estão qualidade e conforto aliada à preservação ambiental e compromisso social, itens fundamentais para integrar a lista.
O Roteiros de Charme foi pioneiro em colocar a discussão no centro do debate: foi em 1992, há exatos 30 anos, que um pequeno grupo de hoteleiros se reuniu após a conferência Rio-92, justamente com o objetivo de consolidar uma associação de hotéis que priorizasse a sustentabilidade em suas atividades.
Rústico com sofisticação
Construída em meio a uma floresta de Babaçu, a Pousada & Spa Aldeia da Serra está em uma área de 60 mil metros quadrados, cercada por uma floresta nativa de babaçu com mais de 5 mil espécies, palmeira típica da região norte, e em abundância no Tocantins.
São 2 mil metros de área construída, sendo 10 bangalôs e 15 apartamentos com decoração rústica e sofisticada além do Spa Capim Santo com um cardápio de experiências sensoriais inesquecíveis. Todas as luminárias e peças que decoram os ambientes foram confeccionadas por artesãos de Taquaruçu. Com um conceito rústico, mas sofisticado, a pousada não perdeu a simplicidade e autenticidade da região onde está inserida.