Estado

Pratos vencedores do Programa SESI Cozinha Brasil foram premiados na FLIT

Divulgação

A Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT está repleta de eventos, entre eles a premiação do 1º Festival Gastronômico da Alimentação Escolar do Tocantins aconteceu na quarta-feira, 11 no café literário da FLIT. O evento é uma parceria entre o Serviço Social da Indústria – SESI, por meio do Programa Cozinha Brasil, com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Tocantins – SEDUC e apoio da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

As receitas apresentadas no festival foram desenvolvidas pelos alunos participantes das oficinas oferecidas pelo Programa Cozinha Brasil em 12 municípios no qual aconteceu a FLIT. Ao todo, mais de mil profissionais da área da educação, entre merendeiras, auxiliares de serviços gerais, professores, coordenadores e técnicos de alimentação das escolas estaduais tocantinenses criaram receitas que visam o aumento do valor nutricional, a diminuição de custos e a redução do desperdício de alimentos.

Os pratos criados foram avaliados e classificados em quatro categorias:
Maior rendimento e menor custo, metodologia do Programa Cozinha Brasil, Melhor Sabor e Maior Valor Nutricional. Durante a premiação o Secretário Estadual da Educação do Tocantins, Danilo de Melo, destacou a importância da parceria entre a SEDUC e SESI no melhoramento da alimentação escolar no estado.

“Para nós é uma satisfação participar de projetos que já são consolidados no Brasil e que agrega valor nutricional e principalmente melhorar a autoestima dos trabalhadores da educação. Esse projeto se encaixa bem naquilo que é proposto a Feira Literária desse ano, que é a formação dos profissionais da educação.” Disse.

Os vencedores foram representados pela Diretoria Regional de Ensino de cada município e receberam a premiação das mãos do Secretário Danilo de Melo, da Coordenadora Estadual do Cozinha Brasil, Patrícia Ferreira, da Conselheira do sistema FIETO, Alteliana Lopes e do Professor do Curso de Nutrição da UFT, Clemilson Moreira.

Ao fim do evento o Gerente da Unidade Operacional do SESI em Palmas  Edson Cabral avaliou os resultados do programa “Foi um sucesso, conseguimos realizar todas as oficinas, fechamos todas as metas e a criatividade, a valorização dos pratos, a qualidade, o valor nutricional foram o que efetivamente deu certeza que a metodologia do Cozinha Brasil pode e deve ser aplicado na merenda escolar do nosso estado e de todo Brasil.”

Os pratos vencedores em cada categoria foram: Canjão Guará de Guaraí na categoria Maior Rendimento e Menor Custo, Cuscuz Real de Porto Nacional na categoria Metodologia do Programa Cozinha Brasil, Arroz Paraisense de Paraíso do Tocantins na categoria Melhor Sabor e Torta Araguaia de Araguatins na categoria Maior Valor Nutricional.

Renata Prado

Unidade de Comunicação Institucional – UCI – Palmas

Sistema FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO,  SESI, SENAI e IEL)