Estado

Prazo de inscrições para o concurso do Quadro Geral é reaberto

Divulgação

Em uma audiência realizada na manhã desta sexta-feira, 22, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria de Administração (Secad) assinaram um acordo em virtude da necessidade de se adequar a situação dos candidatos do concurso do Quadro Geral do Estado. O novo prazo começa a valer a partir do dia 25 de junho, e os candidatos terão até o dia 29 para realizar a inscrição e pagar a taxa do concurso.

A Secad vai abrir um novo prazo para inscrição no certame permitindo que os candidatos possam disputar até quatro cargos. Essa medida foi tomada para corrigir um erro que vinha ocorrendo quando um candidato tentava se inscrever em mais de um cargo. As mudanças serão publicadas ainda nesta sexta no Diário Oficial do Estado e também na página da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (ACOP), instituição responsável pela realização do certame.

Segundo o Secretário de Administração do Estado, Lúcio Mascarenhas, as datas das provas também poderão ser alteradas. “Não descartamos esta possibilidade. Mas esta decisão somente será tomada depois de examinarmos a real necessidade”. O Secretário ainda disse que ser houver mais de 3 mil inscritos a realização da primeira avaliação (15/07) poderá ser adiada, e a segunda (prevista para 22/7) com cerca de 8 mil.

Concurso
O concurso tem 186.990 inscritos para 6.352 vagas (4.513 para provimento imediato e 1.835 para cadastro reserva). Do total, 67 mil são remanescentes do concurso cancelado em 2011. “O compromisso do governo sempre será aquele que não venha provocar desequilíbrio entre quem quer que seja.

“A decisão adotada é a que melhor preserva o direito e as expectativas dos antigos inscritos, que há mais de dois anos estão na angustiante situação de aguardar o concurso, e dos novos inscritos, já que com isso todos poderão concorrer para o mesmo número de cargos”, disse o secretário. “O Governador Siqueira Campos garantiu que quem permanecesse inscrito no concurso teria garantida a inscrição ou as inscrições feitas até então, e essa promessa será mantida”, acrescentou.

Dos inscritos até o momento, 39.890 concorrem a cargos de Nível Fundamental, 106.559 para cargos de Nível Médio e Médio Técnico e 40.541 para Nível Superior.

(PortalOnorte)