Prazos para matrículas nas maiores cidades do Tocantins terminam nesta sexta (21)
O prazo para realizar matrículas nas redes municipais de Palmas, Araguaína e Gurupi, as três maiores cidades do Tocantins, termina nesta sexta-feira (21). Dos três municípios, apenas Araguaína está prevendo a retomada do ano letivo já com algum tipo de atividade presencial. Em Gurupi a retomada será remota e em Palmas o modelo híbrido só deve começar a funcionar em março.
Veja como fazer a matrícula em cada uma das cidades.
Palmas
Em Palmas a lista de classificação dos alunos novatos foi divulgada pela prefeitura no último dia 19. Os pais ou responsáveis pelos classificados devem procurar a unidade educacional escolhida para a confirmação da matrícula. O serviço pode ser realizado em horário comercial, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.
Para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as matrículas podem ser realizadas diretamente nas escolas que ofertarem esta modalidade. Além dos documentos exigidos no ato da matrícula, os alunos que foram transferidos de outras unidades educacionais, seja estadual ou de outras redes municipais, devem apresentar o histórico escolar ou declaração de transferência.
O retorno das atividades presenciais, que tinha sido anunciado para fevereiro, foi adiado para março por causa do novo aumento no número de casos de Covid-19 na capital.
Araguaína
O período de matrículas na rede municipal de Araguaína termina nesta sexta-feira (22). Para garantir uma vaga, os pais ou responsáveis por estudantes devem procurar a unidade mais próxima de casa com a documentação necessária. De acordo com a Prefeitura, as aulas vão retornar de forma escalonada e o início está programado para o dia 8 de fevereiro.
O prazo é o mesmo para alunos da zona urbana e rural da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria de Educação da cidade informou que matricula deve ser feita em horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Para o ano letivo de 2021, a Prefeitura disponibilizou 4,5 mil vagas para alunos novatos. O objetivo é atender toda criança em idade escolar desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano.
A cidade tem 33 creches municipais, além de 33 escolas na zona urbana e outras 13 escolas na área rural. Para este ano, a previsão é de mais de 22 mil alunos matriculados, sendo mais de 600 na zona rural.
Segundo a Prefeitura, as aulas terão retorno progressivo de atividades presenciais.
Gurupi
O processo de matrículas para os estudantes novatos da rede municipal de Gurupi também termina nesta sexta-feira. As vagas são para o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. As inscrições começaram na última segunda-feira (18). Foram ofertadas cerca de 10 mil vagas, mas nos dois primeiros dias mais que quatro mil já tinham sido ocupadas. Também é necessário ir até as escolas para realizar a matrícula.
A prefeitura disse que não existe necessidade de ir muito cedo da manhã em busca da matrícula, já que a vaga na escola é assegurada, e é um direito garantido por lei. Os interessados devem comparecer às escolas levando: RG, CPF, comprovante de residência, cartão de vacina, cartão do SUS e Foto 3X4. Mais informações pelo telefone: (63) 3301-4349.
A gestão anunciou que inicialmente a retomada será em formato remoto por causa do cenário da Covid-19 na cidade.
Fonte: G1 Tocantins