DestaqueEstado

Prefeita de Gurupi enfrentará 1ª greve de sua gestão; professores paralisam a partir desta 4ª

Professores da rede municipal de educação de Gurupi vão deflagrar greve a partir desta quarta-feira (17), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet). Será a primeira paralisação geral durante a gestão da prefeita Josi Nunes.

O ato público que marcará o início da greve será realizado na Praça Santo Antônio, na Rua 1, entre as Avenidas Goiás e Maranhão. A concentração será às 7 horas.

A categoria reivindica a aplicação do reajuste do piso na carreira do magistério conforme determina a lei do Plano Municipal de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da educação municipal.

Segundo o Sintet, desde a publicação da portaria do Ministério da Educação (MEC), em fevereiro de 2022, que a categoria vem lutando junto à gestão da prefeita Josi Nunes pela aplicação do reajuste.

“Até o momento, a direção do Sintet Regional de Gurupi não recebeu nenhuma proposta da Secretaria Municipal de Educação sobre o reajuste do piso e a categoria vê como descaso da gestão com a educação”, disse a presidente do Sintet Regional de Gurupi, Gabriela Zanina.

A decisão da categoria foi tomada em assembleia realizada na última quinta-feira (11/8). Na ocasião, os professores deram o prazo de 72 horas para a gestão apresentar uma proposta, visando cumprir o prazo previsto na lei de greve.

Com o fim do prazo, os profissionais da rede municipal de educação paralisam as atividades a partir desta quarta-feira (17).

Fonte: AF Noticias