Prefeito Aquiles tem 92% de aprovação em Araguatins e lidera cenário para reeleição em 2024
O Instituto Skala divulgou, nesta terça-feira (24), a primeira pesquisa sobre o cenário eleitoral para prefeito de Araguatins nas eleições de 2024, bem como aferiu a avaliação da gestão do atual prefeito Aquiles da Areia (PP). A cidade é a maior da região do Bico do Papagaio em número de habitantes.
O levantamento ouviu 286 eleitores nos dias 22 e 23 de janeiro deste ano e possui grau de confiabilidade de 95% de acerto, para uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL
Conforme a pesquisa, a gestão do prefeito Aquiles é avaliada como “boa” por quase metade dos entrevistados, exatos 47,2%. Ruim e péssimo somam menos de 4%.
Aquiles foi eleito em 2020 com 52,79% dos votos, derrotando na época o ex-prefeito Rocha Miranda (PTB), que ficou em segundo lugar com 22,73%.
Dois anos depois de assumir o cargo de prefeito, o levantamento aponta que a administração de Aquiles é aprovada por 92,6% dos eleitores entrevistados.
Além da avaliação da administração, a pesquisa sondou também o atendimento na área da saúde, os serviços de limpeza e coleta de lixo da cidade, bem como as condições das estradas. Os resultados são os seguintes:
Saúde: ótimo (6,4%); bom (31,6%); regular (41,2%); ruim (14%); péssimo (6%); não sabe (0,8%).
Estradas: ótimo (2%); bom (28%); regular (31,6%); ruim (16,8%); péssimo (10%); não sabe (11,6%).
Limpeza e coleta de lixo: ótimo (8,4%); bom (60,8%); regular (18,4%); ruim (2%); péssimo (0,4%); não sabe (10%).
PESQUISA ESTIMULADA
Sobre a corrida para prefeito de Araguatins em 2024, Aquiles lidera a preferência dos entrevistados e, nesse cenário, seria reeleito com facilidade.
O levantamento estimulado – quando os nomes dos prováveis candidatos são apresentados ao eleitor entrevistado -, o atual prefeito lidera a preferência com 71,2% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece a atual vice-prefeita, Professora Elizabete (PSD), com apenas 9,4%. Os dois estão rompidos politicamente. O terceiro colocado é o ex-prefeito Cláudio Santana (MDB), que tem 3,2%.
PESQUISA ESPONTÂNEA
REJEIÇÃO
A pesquisa também aferiu a rejeição dos possíveis candidatos, ou seja, em qual deles o eleitor não votaria de jeito nenhum. Nesse quesito, o ex-prefeito Cláudio Santana é rejeitado por 31,6% dos entrevistados. Em seguida aparece o empresário Marcos da Etcam, com 8,4% de rejeição.
VEREADORES
O levantamento ainda avaliou a atuação parlamentar dos 13 vereadores do município. Os três melhores, segundo a pesquisa, são Miguel do Cajueiro (12,8%), Rômulo e Luiz do Falcão, ambos com 7,2%.
Já os vereadores menos atuantes, na avaliação dos entrevistados, são Magno Fain e Weudys Dias, ambos com apenas 0,8%.