Destaque

Prefeito comenta 508ª posição da cidade no ranking do IDH e faz balanço dos 6 meses de gestão

Divulgação
Divulgação

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), apresentou na manhã desta sexta-feira, 02, em encontro com profissionais da imprensa, um balanço dos seis meses de gestão, onde destacou os trabalhos que vem desenvolvendo a frente da administração pública municipal.

Segundo o gestor, 81% dos compromissos de campanha estão em andamento. Ele destacou as principais obras e ações da prefeitura em 10 áreas, desde a educação, passando pela saúde até a infraestrutura urbana.

Obras, ações e projetos

Entre as obras destacadas pelo prefeito, estão a reforma, ampliação e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dimas reconheceu a situação precária em que se encontram alguns postinhos da cidade. Disse que visitou algumas unidades e se envergonha da realidade “caótica” do sistema de saúde no município, fruto, segundo ele, “das péssimas administrações passadas”.

No que diz respeito à educação, o gestor lembrou a nova proposta feita aos professores municipais, que estão em greve desde a última quarta-feira, 31. Durante reunião com representantes da categoria, ficou definida uma nova proposta para o pagamento da data-base dos servidores municipais, em que se manteve o valor apresentado pelo município de 6%, porém, parcelado em duas vezes: 2% no mês de novembro e 4% no mês de fevereiro. Anteriormente, seriam três parcelas, a serem pagas em novembro deste ano e fevereiro e abril de 2014.

Ainda no que diz respeito ao ensino, o prefeito afirmou que pretende implantar três escolas de tempo integral na cidade. O investimento gira em torno de R$ 30 milhões e estão sendo pleiteados junto ao Ministério da Educação. Além disso, Dimas defendeu a contratação de estagiários para auxiliarem os professores da rede municipal de ensino durante as aulas.

Ronaldo explicou como anda a situação de alguns projetos, como a da implantação de um centro de convenções em Araguaína, do Rodoshopping e da nova Feirinha. “Estamos pleiteando, junto ao Ministério do Turismo, recursos para a implantação do centro de convenções, na ordem de R$ 12, 5 milhões. O projeto está pronto e a área já foi escolhida. Já em relação ao rodoshopping, fizemos um levantamento completo da área onde ele será implantado e estamos aguardando propostas da iniciativa privada para começarmos as obras. No caso da Feirinha, o projeto básico da nova estrutura já está pronto e está em fase de licitação. Ao todo, nove famílias moram no local e deverão ser beneficiadas em programas de moradia.”, afirmou o prefeito.

Após destacar os serviços de pavimentação, que tem priorizado as áreas centrais da cidade, Dimas comentou também sobre a situação do Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). Ele prometeu que o local será revitalizado. 8 empresas deverão ser instaladas. Sobre os três parques prometidos, Ronaldo disse que as obras deverão começar em breve.

Balanço positivo

Para o prefeito Ronaldo Dimas, o balanço dos seis meses de gestão é positivo. “Encontramos uma estrutura aos frangalhos, com vários problemas. O momento ainda é de readequação, reorganização da estrutura administrativa para que possamos alavancar os nossos projetos. Este primeiro ano tem sido de muitas dificuldades, mas temos trabalhado para colocar o município na rota do crescimento”

Superados os problemas financeiros, o gestor afirma que 20% da receita corrente líquida do município será direcionada para investimentos (escolas, creches, praças, postos de saúde, pavimentação, recuperação de ruas) “Já estive visitando todos os bairros, fazendo o PPA Cidadão, agora com as prioridades na mão, nós iremos construir ponto a ponto o orçamento com a seguinte visão: 20 % para investimentos, 53 % para folha de pagamento e 27% para o pagamento de custos operacionais e da dívida pública”, explicou.

508ª posição em qualidade de vida

Em entrevista à REDE TO, Dimas comentou o levantamento das Organizações das Nações Unidas (ONU) que colocou Araguaína na 508º posição do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil. Emespecial publicado na última quarta-feira, 31, a Rede Tocantins de Notícias destacou os números do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013

Para o prefeito, a péssima colocação da cidade se deve principalmente a falta de gestão adequada do poder público. “Houve um crescimento significativo do IDH, mas estamos longe de oferecer uma qualidade de vida aceitável para os araguainenses. Contudo, a população acreditou na nossa proposta e iremos honrar os nossos compromissos”, contou.

(Rede TO)