Prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly, tem 77% de aprovação e lidera com folga corrida à reeleição
Em busca da reeleição nas eleições 2024, o prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite, está liderando com ampla vantagem as intenções de voto para o pleito de outubro deste ano. É o que mostra a primeira pesquisa eleitoral registrada no TRE-TO sobre o cenário político no município.
O levantamento foi realizado de forma independente pelo Instituto Gauss. Foram ouvidos 90 eleitores no último dia 17 de abril. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, tendo uma margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. O número do registro no Tribunal Regional Eleitoral é TO-05231/2024.
Pesquisa espontânea e estimulada
No levantamento espontâneo, sem apresentar a lista de pré-candidatos ao eleitor, o prefeito Wanderly aparece com 68,8% das intenções de voto, contra apenas 15,5% do ex-prefeito Ivan Paz. Os indecisos somam 15,56%.
Já no questionário direcionado, Wanderly amplia ainda mais sua vantagem sobre o principal adversário, saltando para 74,4% em face de 16,6%. Brancos e nulos são 1,1%, indecisos, 6,6%. Outros 1,1% responderam que não votariam em nenhum deles.
Rejeição
No tocante à rejeição dos pré-candidatos, ou seja, em qual deles o eleitor não votaria para prefeito, a pesquisa aponta que Ivan Paz foi citado por 57,7% dos entrevistados. Já Wanderly aparece com baixa rejeição, apenas 11,1%. Outros 31,1% não souberam ou não quiseram opinar.
Avaliação do governador do Estado
Os eleitores entrevistados também tiveram a oportunidade de avaliar a gestão do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. A pesquisa aponta aprovação de 78,8%, em face de uma pequena desaprovação de 7,7%. Outros 13,3% não opinaram.
Da mesma forma, a gestão do prefeito Wanderly Leite é aprovada por 77,7% dos entrevistados, contra 13,3% de desaprovação, e 8,8% de indecisos.
A pesquisa ainda mostra que o governador pode influenciar bastante no resultado da disputa eleitoral em Aguiarnópolis. 70% dos entrevistados responderam que votariam em um candidato apoiado ou indicado por ele; outros 12,2% poderiam votar, enquanto 7,7% não votariam. Os indecisão são 10%.
O prefeito Wanderly é filiado ao Republicanos, partido liderado no estado pelo governador Wanderlei, e tem o apoio do deputado estadual Fabion Gomes (PL).
Fonte: AF Noticias