Estado

Prefeito inicia discussão para a abertura de concorrência e melhoria dos serviços de transporte urbano na cidade de Araguaína

O prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PR) esteve reunido no último dia 08 de janeiro, terça-feira, com representantes da empresa que presta serviço de transporte público coletivo (ônibus) no município.

Dentre os pontos debatidos durante a reunião estiveram a oferta de linhas para a população, renovação de frota, recuperação da malha viária do município e atuação de veículos clandestinos no transporte de pessoas.

Segundo informações da empresa de transporte coletivo, são vários os problemas que interferem no setor de transporte em Araguaína e dificultam a execução dos serviços prestados, sendo o principal a malha viária em condições desfavoráveis de trafegabilidade.

Ronaldo Dimas enfatizou durante a reunião que a responsabilidade do transporte é do poder público e reforçou o seu papel de fiscalização. “Além de ser nossa responsabilidade, fiscalizar o serviço de transporte público é fundamental, pois ajuda na qualidade do serviço prestado à população. O município tem que cumprir com seu papel. Ruas e avenidas em boas condições são fundamentais para termos qualidade”.

Divulgação
Divulgação

O prefeito apresentou ainda às representantes da empresa de transporte público sugestões de trajetos e prioridades de fluxo do trânsito e linhas. “A partir do momento em que tivermos um diagnóstico preciso de como está o transporte público de Araguaína, seja ônibus, táxi ou mototáxis, definiremos novas rotas e linhas”, finalizou o prefeito.

Segundo uma das representantes da empresa, Sandra Regina, essa reunião foi positiva porque demonstrou a preocupação do prefeito com a área do transporte público e com o desenvolvimento de Araguaína.

Na reunião ficou definido que a empresa e a Secretaria de Infraestrutura farão um estudo das vias que são prioritárias para o município, além do reestudo das rotas. A ação de fiscalização tanto no transporte coletivo como com relação aos táxis e mototáxis, informações de linhas, horários e locais dos pontos de ônibus por parte da empresa, abertura de concorrência, pavimentação de 70 km de vias urbanas e centro da cidade, além da manutenção de tráfego (buracos e sinalização) e jardinagem dos canteiros são as prioridades. Para facilitar o serviço de fiscalização, a empresa implantará monitoramento via satélite – GPS nos ônibus.

(Fonte: Ascom)

(Portal O Norte)