Prefeito libera shows e eventos com até 200 pessoas, mas aulas continuam suspensas
O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), publicou nesta quarta-feira (18/8) um novo decreto flexibilizando e muito as medidas de combate à Covid-19 na cidade. Entre as novas medidas estão a ampliação do horário de atendimento no comércio local, liberação de eventos, música ao vivo em bares, permissão de atividades esportivas e religiosas.
Aquiles ficou conhecido no estado por causar polêmica ao dizer que não impediria ninguém de curtir a temporada de praia deste ano: ‘quem morreu, morreu; quem escapou, escapou’, afirmou o prefeito na época.
Conforme o decreto, a flexibilização leva em consideração a redução de casos de Covid-19 e foi debatida pelo Comitê, órgãos municipais de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, juntamente com órgãos estaduais que atuam no monitoramento, prevenção e fiscalização.
O documento cita a necessidade de desenvolvimento social e dignidade humana com o livre trabalho, “permitindo a continuidade da economia de forma gradual e observando o aspecto no sistema de saúde municipal”.
SHOWS COM ATÉ 200 PESSOAS
Com o novo decreto, foram liberados eventos como aniversários, casamentos, shows, música ao vivo em bares, palestras, reuniões e similares, limitando a capacidade máxima em até 60% de lotação, até o dia 30 de setembro de 2021; e também não pode ultrapassar 200 pessoas no ambiente.
Os estabelecimentos agora podem funcionar até 2 horas da madrugada e abrirem as portas a partir das 6h, durante a vigência do decreto, com lotação máxima de até 60% da capacidade.
IGREJAS COM 100% DA CAPACIDADE
As atividades religiosas estão permitidas com a capacidade máxima dos seus assentos. Também foi liberada a prática de atividades esportivas em campos, quadras e praças públicas. Contudo, as aulas presenciais na rede pública de ensino continuam suspensas até o dia 30 de setembro.
Os serviços públicos não essenciais serão mantidos com atendimento das 7h30 às 13h30. O uso obrigatório de máscara está mantido em todas as vias públicas, urbanas e rurais da cidade.
Fonte: AF Noticias