DestaqueEstado

Prefeito libera temporada de praia em Araguanã e publica novo decreto com regras

O prefeito de Araguanã, Max Barbosa (PL), assinou um novo decreto nesta quarta-feira (23) liberando a temporada de praia na cidade, bem como fixando as regras e medidas de segurança contra a covid-19 que devem ser obedecidas pelos turistas.

Localizada às margens do Rio Araguaia, a cerca de 100 km de Araguaína, a cidade de Araguanã é um dos destinos mais procurados durante a temporada de veraneio.

No decreto, o prefeito justifica que todos os barqueiros que atuam no município já foram imunizados e cita o potencial turístico no município, por ser comum a presença de banhistas e acampamentos nas praias e balneários da cidade neste período.

Max Barbosa também afirma, no decreto, que o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) constatou que o calor pode desacelerar a transmissão da Covid-19 e que a infecção pelo vírus através do contato com a água em condições padrões para o banho é muito pouco provável.

REGRAS PARA USO DA PRAIA

Segundo o decreto, as visitações nas praias de Araguanã poderão ocorrer todos os dias das 8h às 19 horas.

Já para instalação de tenda (acampamento) na praia, a pessoa terá que fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Turismo. O interessado deverá entrar em contato no seguinte telefone (63) 99282-0697 (WhatsApp), das 8h às 13h, de segunda à sexta-feira.

Ainda segundo o decreto, as estruturas de acampamento e tendas deverão respeitar o distanciamento de 10 metros e serão permitidas até 10 pessoas por tenda do mesmo convívio social.

EMBARCAÇÕES E BARREIRAS SANITÁRIAS

O decreto especifica que nas embarcações particulares e comerciais serão permitidas somente 50% da lotação. Se este limite for ultrapassado, a multa será de R$ 100,00.

A Prefeitura vai instalar barreiras sanitárias e de fiscalização nos portos e nas ilhas durantes os finais de semana. As equipes serão compostas por representantes da Vigilância Epidemiológica; fiscalização ambiental, de postura, sanitária e fazendária, com apoio das polícias militar, civil ou ambiental.

O Município disponibilizou um número para denúncias, além do 190 da PM, (63) 3428-1124.

Fonte: AF Noticias