AraguaínaDestaque

Prefeito, vice, 19 vereadores e suplentes são diplomados para mandato até 2028 em Araguaína

O prefeito reeleito de Araguaína, Wagner Rodrigues (União Brasil), e seu vice, Israel Guimarães (MDB), participaram da cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos e suplentes nas Eleições Municipais 2024, realizada no Fórum de Araguaína e organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), na noite desta terça-feira (17). O mandato será de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.

Wagner Rodrigues e Israel Guimarães foram eleitos com um resultado histórico nas urnas de 78,38% dos votos válidos, uma vantagem de mais de 56 pontos percentuais em relação a seu adversário, Jorge Frederico (Republicanos), que recebeu 21,62% dos votos dos eleitores araguainenses.

“Já agora diplomado, a nossa responsabilidade continua muito grande. Meus amigos de Araguaína, acreditem que nós teremos mais quatro anos de muito trabalho, dedicação, e conclusão de diversas obras. Vamos fazer ainda mais, cuidar da cidade e da zona rural”, destacou Wagner Rodrigues.

Durante a cerimônia, também foram diplomados os 19 vereadores eleitos e seus suplentes, assumindo o pleito municipal a partir de 2025 em Araguaína. A entrega do diploma pelo TRE marca a etapa final do processo eleitoral, confirmando que os candidatos escolhidos pela população cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e estão aptos a exercer o mandato.

“O dia da diplomação representa um ato de democracia. Fomos às urnas, testamos elas e os candidatos a vereadores, prefeito e vice-prefeito. O diploma nos classifica e nos dá representatividade para poder cuidar e zelar por todos os araguainenses. Acredito que é o momento de dar continuidade a um trabalho belíssimo que já vem sendo feito pela nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito eleito, Israel Guimarães.

Nova gestão

Com o objetivo de continuar transformando a cidade, Wagner Rodrigues tem reafirmado o compromisso de fazer Araguaína crescer vinte anos em apenas quatro, comprovando a possibilidade deste feito com uma série de obras e novos projetos já implantados no município, que têm melhorado a vida do araguainense.

“Gratidão aos araguainenses por mais uma oportunidade. Vamos em frente, Araguaína é a cidade que não para, e nós vamos nos dedicar cada vez mais”, ressaltou o prefeito reeleito.

Lisura e ética no processo eleitoral

A diplomação não apenas oficializa os eleitos, mas também simboliza a transparência e a lisura de todo o processo eleitoral. Sobre o tema, o juiz eleitoral, Deusamar Alves Bezerra, destaca que ocorreu tudo de forma transparente.

“Este ato solene é o último da fase do processo eleitoral em si. A diplomação pressupõe que os processos dos eleitos preencheram todos os requisitos, que foi uma eleição limpa, sem nenhum impedimento de vir a assumir os seus mandatos. Então, diploma-se aqueles que passaram por essa peneira de lisura e de ética”, concluiu Deusamar.

Veja a lista dos candidatos eleitos (novatos em negrito):

1 – Lucas Campelo (UNIÃO) – 2.670 votos

2 – Marcos Duarte (PSD) – 2.647 votos

3 – Terciliano Gomes (UNIÃO) – 2.492 votos

4 – Matheus Mariano (UNIÃO) – 2.315 votos

5 – Luciano Santana (PL) – 2.165 votos

6 – Gideon Soares (PL) – 2.024 votos

7 – Vilarindo Do Eucalipto (PSD) – 2.018 votos

8 – Thiago Costa (MDB) – 2.003 votos

9 – Diego Da Apaa (MDB) – 1.805 votos

10 – Israel Da Terezona (UNIÃO) – 1.790 votos

11 – Enoque Neto (REPUBLICANOS) – 1.787 votos

12 – Robert Delmondes (PDR) – 1.722 votos

13 – Flávio Cabanhas (PDT) – 1.529 votos

14 – Max Baroli (MDB) – 1.510 votos

15 – Renatim Esse Sim (REPUBLICANOS) – 1.445 votos

16 – Ygor Cortez – (PODEMOS) – 1.423 votos

17- Major Israel (REPUBLICANOS) – 1.278 votos

18 – Wilson Carvalho (PRD) – 1.256 votos

19 – Kakazim (PDT) -1.182 votos

Cerimônia de diplomação

Fonte: AF Noticias