Estado

Prefeitura de Araguaína desmente boatos em relação ao cancelamento da Via Sacra; encenação acontecerá no dia 18

Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Araguaína (TO) desmentiu os boatos de que a tradicional Via Sacra havia sido cancelada por causa das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município.

Por meio de nota encaminhada à imprensa nesta quarta-feira (9), a Prefeitura garantiu que não houve nenhum cancelamento, ressaltando ainda que “a atual gestão preza pelos eventos tradicionais da cidade e pelo fomento à cultura”. O evento acontecerá dia 18 de abril.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura já vem trabalhando na montagem do cenário.  Este ano a Via Sacra será encenada entre o Residencial Patrocínio e o Setor Jardim das Flores, onde aconteceu o último Carnaval.

A Paixão de Cristo, popularmente conhecida como “Via Sacra”, é um evento tradicional que acontece todos os anos na cidade e movimenta milhares de cristãos. A encenação representa a via dolorosa pela qual Jesus passou e sofreu antes de sua morte e redenção.

De acordo com a organização, este ano há uma média de 15 cenas e entre as novidades está o encontro de Jesus com os doutores da lei, relatado no evangelho de Lucas capítulo dois. O episódio narra que Jesus, com apenas 12 anos de idade, discutia e ensinava os anciãos, no Templo, os quais ficavam admirados com tamanha sabedoria e inteligência, dada a pouca idade do garoto. A passagem é o único evento da infância tardia de Jesus registrado no livro sagrado e será a primeira vez que a cena montada de Jesus com a idade de transição entre a infância e a adolescência será apresentada em Araguaína. Por muito tempo, as cenas da Via Sacra tinham início com o batismo de Jesus, por João Batista.

Conforme a organização, uma das cenas que nunca podem faltar são aquelas de maior sofrimento de Cristo, como Jesus sendo chicoteado na “Via Crucis”, o julgamento, a crucificação e, por fim, a ressurreição.

O tradicional evento é a maior encenação a céu aberto de Araguaína e envolve um total de 300 pessoas, das quais 100 delas são atores principais e os demais são figurantes e contrarregras.

(AF Notícias)