Prefeitura de Araguaína diz que vai autorizar abertura do comércio novamente a partir de 8 de junho
A Prefeitura de Araguaína, cidade mais afetada pela pandemia do novo coronavírus no Tocantins, decidiu permitir novamente a abertura do comércio a partir do dia 8 de maio. A mesma medida tinha sido determinada pelo prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) no começo da pandemia, mas ele acabou recuando após o ritmo de contágio se acelerar. Atualmente, Araguaína registra 1,9 mil casos e 19 mortes pela doença.
Ao justificar a medida, Dimas disse que atualmente a maior parte das pessoas está se contaminando dentro do núcleo familiar e que “não há justificativa para que os comerciantes sejam os vilões desta situação”. Os empresários da cidade realizaram duas carreatas pedindo a reabertura do comércio, uma delas enquanto a cidade estava em lockdown, ou bloqueio total.
Para poder reabrir, os comerciantes terão que assinar um ‘termo de responsabilidade compartilhada’. O formulário poderá ser acessado a partir desta quinta-feira (4) no site da prefeitura e nele vão constar informações como nome dos proprietários, quantidade de funcionários e tamanho em metros quadrados da área de vendas.
Será obrigatório o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e o distanciamento social. A prefeitura disse que estuda determinar a reabertura em horários alternados para evitar aglomerações, mas isso ainda não está definido. O decreto com as regras finais só deve ser publicado na sexta-feira (5).
A prefeitura informou ainda que registrou queda de R$ 7 milhões na arrecadação de tributos municipais na comparação entre os primeiros meses de 2019 com o mesmo período de 2020.
Fonte: G1 Tocantins