Estado

Prefeitura de Araguaína faz estudos para implantação de aterro sanitário na cidade

Divulgação
Divulgação

Recentemente, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR) se reuniu com prefeitos e representantes de cinco municípios próximos à Araguaína para apresentar a proposta da instalação de um aterro sanitário na região.

De acordo com a prefeitura de Araguaína, neste primeiro momento, a intenção é reunir pelo menos 10 cidades (Araguaína, Wanderlândia, Darcinópolis, Carmolândia, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Nova Olinda, Babaçulândia, Muricilândia e Aragominas). “Temos um prazo a cumprir, agosto de 2014, e podemos definir o funcionamento do aterro via consórcio. O custo é reduzido para os municípios, até porque é inviável economicamente a criação de um aterro para cada cidade, principalmente as de pequeno porte”, explicou o Ronaldo.

Vantagens

Durante o encontro, o consultor Fabiano Francisco de Souza, responsável pela apresentação do estudo sobre o consórcio, informou que o principal propósito do consórcio é promover o desenvolvimento sustentável, com ampliação das potencialidades econômicas e redução das desigualdades entre os municípios. “A questão do aterro sanitário é mais urgente, todavia a saúde, a segurança pública e o desenvolvimento regional também podem ser fortalecidos via consórcio”, pontuou. “

Aplicação

De acordo com o Plano Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, até agosto de 2014 os municípios precisam implantar Aterros Sanitários devidamente adequados para o recebimento do lixo doméstico. O consórcio intermunicipal possibilitará o uso comum do local pelos municípios, dividindo o custo e aumentando as oportunidades de captação de recursos. “Há, por exemplo, 140 milhões de reais do Banco Mundial destinados para investimentos somente para municípios consorciados”, acrescentou Fabiano.

(Portal O Norte)