DestaqueEstado

Prefeitura de Gurupi decide continuar com aulas remotas no início do novo ano letivo

A Prefeitura de Gurupi decidiu que o retorno do ano letivo no dia 8 de fevereiro será na modalidade remota, como vinha acontecendo desde o segundo semestre de 2020. A gestão disse que a decisão foi tomada “diante do cenário de pandemia da Covid que ainda persiste”. A Secretaria Municipal de Educação disse que tem um planejamento para o retorno presencial, mas que depende da deliberação do Comitê Gestor de Prevenção à doença.

A Secretária de Educação de Gurupi, Amanda Costa, disse que a previsão é que não haja o retorno das aulas presenciais em fevereiro, até que os números da doença se estabilizem.

Recentemente, pais de alunos fizeram uma carreata na cidade pedindo o retorno das atividades presenciais. Os pais afirmam que o ensino remoto tem prejudicado o aprendizado das crianças e até a condição mental dos filhos. Eles querem que o município libere o retorno total ou hibrido nas séries primárias e também a partir do quinto ano.

Em nota publicada no site da prefeitura, a gestão tratou a reivindicação como sendo voltada para a rede particular de ensino, que é regida pelo Conselho Estadual de Educação.

“As escolas particulares de Gurupi que ofertam ensino médio, já podem retornar às atividades presenciais, desde que façam um planejamento de prevenção a Covid e encaminhe ao Conselho Estadual de Educação para aprovação”, explicou a secretária de educação.

O retorno presencial em Palmas, que estava previsto para fevereiro acabou sendo adiado. O motivo apresentado foi o mesmo que motivou a decisão em Gurupi, o cenário da Covid-19 em alta. Na capital, o retorno agora está previsto para o começo de março.

Fonte: G1 Tocantins