Estado

Prefeitura de Palmas demite servidores para diminuir gastos

Divulgação
Divulgação

As primeiras demissões de servidores comissionados da prefeitura de Palmas foram publicadas no Diário Oficial do município desta segunda-feira (7). Os cortes fazem parte de medidas de contenção de gastos para a gestão se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o Secretário Executivo de Governo e Relações Institucionais, Adir Gentil, apesar da arrecadação do município, em 2013, ser maior que em 2012, a prefeitura está gastando mais de 51% em relação ao que está arrecadando. “Nós aumentamos nossa arrecadação em 1% e aumentamos nosso gasto com pessoal em 13%. E nesse sentido, a legislação nos obriga a tomar algumas medidas. Uma das medidas é diminuir o número de cargos comissionados.”

O secretário diz que não tem o número de servidores que serão demitidos. As exoneração tiveram início pelas secretarias de Governo e Comunicação e pelo gabinete do prefeito. “Esses ajustes que nós estamos fazendo na secretária de governo vai dar um economia de R$ 180 mil [mês] e nós pretendemos demitir o menor número de servidores.” A previsão é que muitos servidores sejam remanejados.

A prefeitura possuía até esta segunda-feira (7), 648 servidores comissionados. E até o final de todo processo, o secretário diz que a expectativa é que a economia chegue a R$ 2, 5 mi, por mês, aos cofres públicos.

(G1)