Prefeitura de Xambioá aponta 4 motivos para explosão de casos da covid-19 na cidade; veja
A Prefeitura de Xambioá (TO) apontou os 4 fatores principais que podem justificar o aumento de 2.100% nos casos de Covid-19 na cidade em menos de um mês, quando saltou de 10 para 220 casos da doença.
O município já é o 3º no Tocantins com o maior número de pessoas infectadas, atrás apenas de Araguaína, com 2.158 infectados, e Palmas, 725 casos.
A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que está seguindo os protocolos de testagens instituídos pelo Ministério da Saúde e encaminhando os materiais do exame PCR para o Laboratório Central (Lacen) e também realizando testes rápidos na Unidade de Saúde Salmeiron Rocha, diariamente. Já foram realizados mais de 420 testes e mais de 340 exames PCR.
Conforme a prefeitura, Xambioá possui um alto grau de infectados por diversos fatores, dentre os quais se destacam:
1) Fazer fronteira com o Estado do Pará e ter a incidência de uma rodovia federal (BR-153);
2) Ser referência em saúde para diversos municípios do Tocantins e receber pacientes de outros Estados, a exemplo do vizinho Pará;
3) O polo administrativo de referencia da população de Xambioá é Araguaína, para onde as pessoas viajam constantemente por necessidade;
4) Alguns infectados não cumprem a quarentena por ignorarem a letal capacidade do vírus.
Quanto às ações preventivas, a prefeitura disse que doou máscaras, álcool em gel e sabonete líquido as pessoas que fazem parte de grupos de risco, além de instituir diversas medidas de proteção à saúde pública como forma de barrar o avanço do contágio.
“Uma barreira sanitária com blitz educativa está medindo a temperatura dos motoristas e orientando os condutores que entram em Xambioá, além disso, é realizada sanitização em ambientes de grande circulação de público como agências bancárias, portos de passageiros na Avenida Araguaia, ruas e veículos públicos”, destacou a prefeitura.
Fonte: AF Noticias