Prefeitura libera licenças para construção do supermercado Mix Mateus em Araguaína
A Prefeitura de Araguaína emitiu as licenças ambientais que o Grupo Mateus precisava para iniciar a construção de uma unidade da gigante rede de supermercados na cidade. O empreendimento ficará localizado na Avenida Filadélfia, chácara 395, no Jardim Itatiaia.
As licenças prévia (LP) e de instalação (LI) foram emitidas através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e publicadas no Diário Oficial do Município em 27 de agosto. A primeira tem validade até 10 de agosto de 2023 e a segunda, mesma data de 2024.
As licenças foram solicitadas pelo grupo em março deste ano. A unidade será da bandeira Mix Mateus e terá porte médio.
Fato curioso é que o empreendimento ainda está em fase de planejamento, mas o Google Maps já indica a existência de um Hipermercado Mateus no local onde a unidade deve ser erguida.
Planos antigos
Os planos do Grupo Mateus de operar em Araguaína não são recentes. Em 2014, a rede pretendia abrir uma loja no Araguaína Park Shopping, mas o centro comercial ainda não saiu do papel.
Em razão disso, o grupo solicitou licenças para construção da loja na Avenida Cônego João Lima, na Vila Rosário, contudo, o projeto também não foi para frente. Agora, o objetivo é se aproximar de uma das regiões mais promissoras de Araguaína, perto da Via Lago.
As licenças
Conforme informações do Ministério do Meio Ambiente, a Licença Prévia (LP) aprova a localização e concepção do empreendimento, atividade ou obra que se encontra na fase preliminar do planejamento, atestando a sua viabilidade ambiental, estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação.
Também supre o requerente com parâmetros para lançamento de efluentes líquidos e gasosos, resíduos sólidos, emissões sonoras, além de exigir a apresentação de propostas de medidas de controle ambiental em função dos possíveis impactos ambientais a serem gerados.
Já a Licença de Instalação (LI) autoriza a instalação do empreendimento, atividade ou obra de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, fixando cronograma para execução das medidas mitigadoras e da implantação dos sistemas de controle ambiental.
Fonte: AF Noticias