Prefeitura de Araguaína mapeia áreas de risco no período chuvoso e orienta população
De acordo com a prefeitura de Araguaína, desde o fim do mês de setembro, uma equipe da Defesa Civil do municíopio está realizando visitas às famílias moradoras de áreas de risco e áreas de proteção permanente – APPs com o intuito de alertar sobre os perigos do período chuvoso. Até o momento, 406 residências foram vistoriadas. Deste total, 273 famílias foram identificadas em áreas de risco e de proteção permanente.
Ainda de acordo com a prefeitura, as famílias que já foram afetadas pelas chuvas em outros anos também estão recebendo as orientações da Defesa Civil. Onze delas foram removidas dos locais e abrigadas em moradias custeadas pelo Aluguel Social.
Planejamento
Desde o início do ano, 46 obras emergenciais foram executadas para conter os estragos provocados pelas chuvas. Entre elas estão a drenagem e recuperação da Rua Frei Caneca, no setor Tereza Hilário Ribeiro, e da Avenida Perimetral, no Maracanã.
Dentro dessas áreas, a Defesa Civil quantifica as casas, pessoas e o risco de cada propriedade. Paralelo a esse trabalho, uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, enfermeiros, técnicos habitacionais e engenheiros completam o levantamento sobre as famílias, além de fornecerem orientações importantes sobre situações de risco. “
Preparação
Entre os dias 22 e 26 de outubro, quatro membros da Defesa Civil de Araguaína participaram de um treinamento promovido pela Coordenação Nacional da Defesa Civil, em Palmas. O curso incluiu simulações de pronta-resposta para casos de desastres, elaboração de planos, legislação, atribuições do órgão e prestação de contas.
(Portal O Norte)