Prefeitura passa a distribuir ivermectina para toda a população em cidade do Tocantins
O município de Rio da Conceição, no sudeste do Tocantins, é o primeiro do estado a fazer entrega da ivermectina para toda a população. A entrega do medicamento teve início na última semana com a proposta de tratamento profilático ao coronavírus. Segundo a prefeitura, o antiparasitário tem apresentado atividade antiviral contra o vírus causador da Covid-19.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Décio Gomes o objetivo é oferecer tratamento precoce a todos os moradores, para prevenir as infecções causadas pelo coronavírus.
O secretário disse que a medida foi baseada na experiência de outras cidades do país. “Além de outros municípios brasileiros, observamos estudos liderados por laboratórios internacionais, a exemplo da Austrália. Em nosso município, o tratamento está sendo orientado e acompanhado por profissionais da saúde, que fazem análise de resultados com o uso da medicação”, disse.
Toda a população vai receber gratuitamente o medicamento. “Iniciamos a entrega na última semana, zona urbana e rural. Montamos uma estrutura, que envolve todos os profissionais da saúde do município, com distribuição no ginásio de esportes da cidade, obedecendo todas as normas de segurança, quanto uso de máscaras e distanciamento. O medicamento é distribuído não apenas aos pacientes positivos, mas aqueles não apresentam sintomas e querem fazer o tratamento preventivo também estão recebendo o antiparasitário com orientação médica”, frisou.
O médico Jefferson Fernandes disse que a medicação é utilizada em duas doses, uma a cada 15 dias. “Seguindo a orientação, o paciente fará o uso em três dosagens. Orientamos que a população não faça o uso por conta própria, que procure nosso atendimento, uma vez que o médico possui algumas contraindicações que necessitam ser observadas”, pontuou.
CASOS
Até o momento, Rio da Conceição possui 19 casos positivos ativos de Covid19, sendo que todos estão em isolamento domiciliar. O município tem 37 pacientes suspeitos, também em isolamento domiciliar, aguardando resultado de exame.