Prefeituras de Gurupi e Guaraí liberam o funcionamento de bares e outros estabelecimentos
As prefeituras de Gurupi e Guaraí decidiram liberar o funcionamento de bares e outros estabelecimentos a partir desta quinta-feira (18). Em Gurupi, o decreto inicialmente vale por 15 dias e o horário de funcionamento será entre 18h e 0h, de segunda a quinta-feira, das 18h às 2h, nas sextas-feiras, e nos finais de semanas e feriados, até 2h.
No município, foram impostas as mesmas medidas de prevenção parecidas com as de Palmas com relação ao distanciamento mínimo entre as mesas, cardápios revestidos por material que possa ser higienizado e a proibição de que garçons sirvam diretamente copos e pratos dos clientes. Também foi inclusa no decreto a liberação para feiras livres, mas só a partir de 28 de junho.
Donos de bares e restaurantes pressionavam há vários dias por uma flexibilização, já que os estabelecimentos somam os prejuízos causado pelo fechamento do comércio em Gurupi. A decisão foi tomada por causa da Covid-19 e completou cerca de 90 dias. Além da redução no faturamento de empresas, gerentes foram obrigados a demitir funcionários.
“Com relação aos profissionais que trabalhavam com a gente, a nossa equipe foi reduzida de 12 para apenas dois funcionários. Em relação a faturamento da empresa, caiu em cerca de 70% a 80%”, comentou o empresário Ridilav Taborda.
Os empresários acreditam que com regras e horários estabelecidos é possível retornar as atividades em Gurupi. “Não abrir para crescer novamente, mas pelo menos para tentar sobreviver, definindo um certo horário, regras. Pelo menos aumenta um pouco do faturamento, que dê pelo menos para sobreviver durante esse período”, comentou Ridilav Taborda.
Medidas valem em todo o território de Guaraí — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí
Guaraí
Em Guaraí a prefeitura flexibilizou o consumo de alimentos e bebidas em bares, restaurantes, lanchonetes, churrascarias, pizzarias, padarias, açaiterias, espetinhos, conveniências e similares. Também estão impostas as medidas de distanciamento das mesas e a higienização reforçada dos ambientes.
Segundo o decreto, fica proibido som ao vivo ou automotivo nestes ambientes e os proprietários dos estabelecimentos deverão assinar um Termo de Responsabilidade. As regras completas estão disponíveis nos diários oficiais das duas cidades.
Font: G1 Tocantins