Prêmio Mulher que Transforma chega a Arraias, no sudeste do Tocantins
Com 281 anos de existência e um histórico de machismo sem precedentes, a cidade recebeu nessa quarta-feira, 6/07, a palestra de lançamento.
O evento aconteceu no Câmara Municipal da cidade e além de mulheres de negócios contou também com a presença do prefeito Herman Gomes de Almeida, da primeira dama Edna Braz e da vereadora e empresária Helena Cristina, que destacou a importância da iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO. “Eu vejo que o empreendedorismo é uma forma de independência, de inovar e se reinventar, porque nós mulheres somos capazes, porém estamos muito atrás dos homens no que se refere a salário, oportunidades e até mesmo na política. Portanto, eu acho que essa atitude da FIETO é importante não apenas para a mulher tocantinense, mas de todo o Brasil”, afirmou a vereadora, a quarta mulher eleita para a Câmara Municipal de Arraias em quase 300 anos de existência da cidade.
“ Nós mulheres temos sempre que ouvir outras mulheres para que possamos entender que somos necessárias, que nós conseguimos e podemos estar em qualquer lugar. E uma palestra como essa, com linguajar simples, que utiliza a voz do povo para falar com o povo, a gente entende”, assegurou a empresária Maraynne Pontes, acrescentado que esse é o primeiro passo para mobilizar e motivar as mulheres de sua cidade a empreender e ocupar seus espaços.
A consultora e idealizadora do Prêmio Mulher que Transforma, Nilmar Ruiz, explicou que o mesmo é uma forma de conscientização para a necessidade de mais mulheres nas instâncias de poder e decisão. “A FIETO tem uma participação efetiva na questão da mulher. Cerca de 50% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres. Inovou nacionalmente com o projeto Ela Faz indústria e agora continua com o Mulher que Transforma, levando ao Tocantins inteiro essa nova consciência”, disse ela.
Sobre a participação da mulher na política, a consultora pontuou que em Arraias, assim como no restante do país, a sociedade é muito machista, tem apenas uma mulher vereadora e seu gabinete é a última sala. “Em tantos anos de cidade, quase três séculos, a participação feminina na política do município é quase nada. Por isso, acho que a FIETO está prestando um serviço que vai muito além do prêmio. Está levando a consciência da importância da mulher, tanto na sociedade, de uma forma mais efetiva, como também no setor produtivo e nas instâncias de poder”, asseverou Nilmar Ruiz.
Na próxima semana o Prêmio Mulher que Transforma será lançado nas cidades de Ponte Alta do Tocantins e Porto Nacional. Na etapa seguinte será levado à Região Norte do estado. Todas as informações necessárias sobre o prêmio, bem como a ficha de inscrição, estão no link abaixo.
CONHEÇA O REGULAMENTO CLICANDO AQUI
Por Júnior Veras
Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO (63) 3229-5775