Estado

Presidente do PT defende “Partido Unido e Forte” e quer Lula em 2018

Presidente do Partido dos Trabalhadores no Tocantins até o dia 7 de maio – data em que acontece o congresso da legenda para a escolha da nova direção -, Júlio César Brasil divulgou nota à militância petista para agradecer a participação, exaltar o processo interno da agremiação e defender uma candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto em 2018. Destaque para o resultado apresentado pelo dirigente no documento, que é diferente do anunciado pela Secretaria de Organização da sigla no Estado.

O chamado processo de eleição direta (PED) da sigla aconteceu no domingo, 9, e foi responsável por escolher as novas direções municipais e os delegados que terão voto no congresso responsável por definir a nova executiva estadual da legenda. Segundo Júlio César Brasil, mais de três mil filiados em 86 municípios participaram da votação. “O que demonstra vitalidade, organicidade e a vontade de continuarem a construir a principal ferramenta de luta da classe trabalhadora brasileira”, anotou o ainda presidente do partido.

Júlio César Brasil informa na nota que a chapa “Por um Partido Socialista e de Luta”, do deputado estadual José Roberto (PT), recebeu 1. 563 votos, o que lhe garantiu 153 delegados; enquanto “Partido Unido e Forte”, de Domingo Santos, terá 147 nomes no congresso estadual, graças ao apoio de 1.493 filiados.

“Estes 300 delegados tem a responsabilidade de colaborar nas definições das principais tarefas de fortalecimento do partido. Hoje é dia de comemoração, pois fazemos parte dos quase 300 mil brasileiros, filiados ao PT, que foram as urnas reafirmar a sua escolha por um partido plural, democrático e que nos últimos anos construiu um projeto de gestão que foi capaz de incluir socialmente mais de 40 milhões de pessoas”, discorre Júlio César Brasil, que concluiu com: “A todos que almejam o retorno desse projeto com a eleição de Lula em 2018, saudações petistas”.

Imbróglio
Os números apresentados pelo atual presidente são diferentes do informado pela Secretaria de Organização da legenda no Tocantins, que reconhece uma vitória mais larga do grupo do deputado estadual Zé Roberto.

A secretária de organização da sigla no Tocantins , Márcia Barbosa, afirmou ao CT que a chapa “Por um Partido Socialista e de Luta” conseguiu 1.577 votos, contra 1.108 votos do grupo de Domingo Santos. Ainda foram contabilizados 54 votos brancos e 27 nulos. Estes números dariam ao deputado Zé Roberto 174 delegados (58,7%) para o congresso estadual, enquanto o “Partido Unido e Forte” teria ficado com 126 (41,30%).

Briga pode parar na Justiça
O imbróglio na votação para delegados deve-se ao processo realizado em 11 municípios que não tiveram pleito para diretórios. Para a chapa “Partido Unido e Forte” os votos somente para congressistas destas cidades devem ser contabilizados; enquanto a “Por um Partido Socialista e de Luta” aponta para irregularidades, como a inscrição fora de prazo para realizar a eleição; e afirma haver indícios de vícios. O diretório nacional orientou a contabilização destes municípios, o que não foi obedecido pela comissão eleitoral.

Em entrevista à imprensa, Zé Roberto admitiu que o tema ainda não está pacificado internamente e apontou para uma possível judicialização do processo. “Talvez vai terminar com uma briga na Justiça. Por que não aceitaremos nenhuma manobra”, garantiu.
Confira a íntegra da manifestação de Júlio César Brasil:

“NOTA A MILIT NCIA PETISTA DO TOCANTINS

Companheiras e companheiros,

Agradecemos a sua participação no Processo de Eleição Direta (PED) para a escolha das novas direções municipais e a eleição das delegadas e dos delegados ao 6º Congresso Estadual, que ocorrerá, em Palmas, nos dias 06 e 07 de maio.

Foram mais de três mil filiados, em 86 municípios, o que demonstra vitalidade, organicidade e a vontade dos filiados de continuarem a construir a principal ferramenta de luta da classe trabalhadora brasileira.

Aos filiados que comporão a delegação da chapa Partido Unido e Forte, que obteve 1493 votos, e da chapa Por um Partido Socialista e de luta, que obteve 1563 votos, registramos nosso agradecimentos. Esta foi, sem dúvida, a eleição mais acirrada da história do PT Tocantins. Sendo que a chapa Partido Unido e Forte conquistou 147 delegados e a chapa Por um Partido Socialista e de Luta conquistou 153 delegados.

Estes 300 delegadas e delegados tem a responsabilidade de colaborar nas definições das principais tarefas de fortalecimento do Partido. Hoje é dia de comemoração, pois fazemos parte dos quase 300 mil brasileiros, filiados ao PT, que foram as urnas reafirmar a sua escolha por um partido plural, democrático e que nos últimos anos construiu um projeto de gestão que foi capaz de incluir socialmente mais de 40 milhões de pessoas.

A todos que almejam o retorno desse projeto com a eleição de Lula em 2018,

Saudações Petistas
Julio Cesar
Presidente do PT”