Estado

Presidente do PT, Rui Falcão vem a Palmas sábado discutir rumos do partido

Divulgação
Divulgação

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, virá a Palmas no sábado, 5, para discutir as eleições e os rumos da sigla no Estado com o diretório tocantinense e as principas lideranças petistas. O PT do Tocantins tenta construir uma candidatura de terceira via com PP, PSL e PCdoB, mas é assombrado pela possibilidade de um “tratoraço” vindo de Brasília para levar o partido para o palanque do PMDB, como a mídia nacional já tem anunciado que deve ocorrer.

No plano nacional, o PT tocantinense conseguiu o apoio do PP para tentar evitar o que os pepistas chamaram de “estupro”. Para os pepistas, se fizer o “tratoraço”, a executiva nacional petista estará agindo contra o PP e não contra o PT. Os pepistas querem tratamento respeitoso, já que são aliados dos mais fiéis ao governo Dilma Rousseff.

PRIMEIRO ENCONTRO DESDE 2010

O ex-prefeito de Palmas Raul Filho está se reunindo pela primeira vez desde os embates de 2010 com a direção regional do PT. Ele faz nesta manhã uma visita de cortesia ao presidente Júlio César Brasil.

Raul entrou em colisão com a direção regional do PT nas eleições de 2010, quando o partido, na época comandado por Donizeti Nogueira, tirou a candidatura a senadora de sua esposa, deputada estadual Solange Duailibe (hoje no SD), numa aliança com o PMDB.

Depois, em 2011, Donizeti colocou o PT contra a candidatura de Solange a presidente da Assembleia e apoiou o candidato do governador Siqueira Campos (PSDB), deputado Raimundo Moreira (PSDB). Os petistas chegaram a expulsar Raul e Solange, mas a decisão foi revista pela executiva nacional.

Agora, Raul tenta construir sua candidatura a senador pelo PT, mesmo com Solange na base de apoio do governo Siqueira Campos e que possivelmente vá defender o candidato do Palácio Araguaia.

(Cleber Toledo)