Princesa da Bélgica visita aldeia e é batizada por indígenas no Tocantins
Indígenas do Tocantins receberam uma visita ilustre na aldeia Porteira, localizada em Tocantínia, região central do estado. A princesa da Bélgica Maria Esmeralda Adelina Liliana Ana Leopoldina foi ao local para conhecer a cultura dos povos. Ela ganhou presentes e foi até batizada pelos Xerente. A visita foi nesta terça-feira (5).
“A gente nunca pensou que ela vinha. Estou feliz demais, eu quero ver ela e eu vou pintá-la, se ela quiser”, disse a indígena Iraci Krukuanê.
A princesa chegou ao local acompanhada do embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets.
“Para mim, é muito importante visitar povos indígenas. Eu atuo nessa área. Eu sou presidente de uma fundação na Bélgica que ajuda o meio-ambiente e também dá voz às populações indígenas”, explicou a princesa.
Ela e o embaixador foram levados para fazer uma espécie de “tour” pela aldeia. Depois, Maria Esmeralda foi batizada pelo povo Xerente. O nome escolhido foi Waiti. “Significa a lua”, explicou a indígena Ioride Waiti.
Após a cerimônia de batismo, que é comum entre os Xerente, os indígenas mostraram um pouco da cultura da aldeia. Eles apresentaram danças típicas e a tradicional corrida da tora.
A princesa teve o corpo pintado com tinta de jenipapo e ganhou presentes fabricados com capim dourado.
“Eu acho que eles sempre foram deixados de lado no mundo todo, não só no Brasil. E antes de qualquer coisa, eles têm direitos que nós temos que cuidar, mas além disso temos que ouví-los. Podemos aprender muito com eles”, disse a princesa.
(G1)