DestaqueEstado

Professor pós-doutor Adão Francisco é nomeado secretário da Igualdade Racial do Tocantins

Ex-secretário estadual da Educação, Juventude e Esportes, de 2015 a 2016, na gestão do ex-governador Marcelo Miranda, Adão Francisco de Oliveira é o novo secretário de Estado da Igualdade Racial no Tocantins.

Ele foi nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa nesta quinta-feira, 31 de outubro, em ato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Adão Francisco é pós-doutor em Geografia, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Porto Nacional e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG).

Veja perfil

Doutor em Geografia (IESA/UFG, 2011) e Pós-Doutor em Geografia por esse mesmo instituto (2021). Mestre em Sociologia (DCS/UFG, 2002). Graduado em História (FCHF/UFG. 1996).

É ex-presidente da ANPEGE – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (2021-2023), sendo que atualmente compõe o seu conselho político.

Foi Secretário de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins em 2015 e 2016, tendo acumulado o cargo de Secretário de Estado da Cultura do Tocantins.

É Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT em 2014-2015 e em 2021-2022.

Na UFT, foi Diretor de Pesquisa (2012), Assessor de Relações Institucionais da Reitoria de junho de 2012 a agosto de 2014 e também Chefe de Gabinete em Exercício. Foi professor da Unitins (abril de 2008 a julho de 2010), onde ocupou os cargos de Diretor de Pesquisa Institucional e Assessor de Pós-Graduação.

Em Goiás, foi professor da UEG entre 2000 e 2007. É sócio correspondente do IHGG – Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e Conselheiro da Câmara de Mestres e Doutores do Conselho Superior de Ensino da PMTO.

Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana e Regional e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos temas de Planejamento e Gestão do Território e de Desenvolvimento da Educação. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles – núcleo Goiânia desde 2002; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço, Sujeito e Existência “Dona Alzira” e coordenador do OPTE – Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais.

Nomeação

Fonte: AF Noticias