DestaqueEstado

Profissionais da educação estão trabalhando sem contrato e sem salário na rede estadual

Profissionais da educação do Estado do Tocantins que estão trabalhando nas escolas públicas desde o início de maio ainda não tiveram os contratos assinados pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A pasta é comandada pela professora Adriana Aguiar.

De acordo com os professores, o órgão sequer deu previsão para assinatura dos contratos e o pior, nem data de pagamento dos salários.

Os mesmos profissionais trabalharam durante o ano de 2020, mas foram dispensados em 29 de março de 2021. Visando o retorno das aulas, o governador Mauro Carlesse determinou a renovação do vínculo empregatício com o Estado, para que os profissionais, incluindo professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e o quadro administrativo, continuassem com as atividades do ano letivo de 2021.

Na época, o governador destacou que a renovação dos contratos daria tranquilidade às famílias que também estavam sendo impactados pela pandemia.

De acordo com a categoria, a Diretoria Regional de Educação (DREA) e a Secretaria de Estado (Seduc) não passam nenhuma informação sobre a assinatura dos contratos.

“Já tem um mês que fomos chamados. Estamos trabalhando sem contrato. Tem professor que está passando por dificuldades, pois tem família. Já são praticamente são três meses sem salários, contandos a partir da data da última dispensa. Muitos já estão com alugéis atrasados, nossa situação está bem complicada. Sem contrato assinado, nem sabemos quando o dinheiro vai cair na conta”, disse um professor.

Fonte: AF Noticias