Projeto Pérola Tocantins realiza a formatura da primeira turma do Curso de Informática e Cidadania em noite emocionante
O Projeto Pérola Tocantins realizou no último dia 03 a formatura da primeira turma do Curso de Informática e Cidadania. A solenidade aconteceu no Ahãdu Eventos, contou com a presença de autoridades que foram prestigiar o momento, familiares e amigos dos formandos e foi marcada por muita emoção e alegria.
Entre as autoridades presentes estavam a vereadora Cirlene Pugliese; o Secretário de Trabalho e Assistência Social Agimiro Dias da Costa, que na ocasião também representou o Governador José Wilson Siqueira Campos; Iratã Abreu representando sua mãe, a Senadora Katia Abreu; Gabriela Marques, que representou o Secretário da Habitação José Eduardo Siqueira Campos; Marcela Cardoso, que representou o seu marido, o Deputado Estadual Sandoval Cardoso; o Secretário da Juventude e Esporte Olyntho Neto e Claudia Lelis, que representou o seu marido, o Deputado Estadual Marcelo Lelis que compuseram a mesa de honra.
A formatura foi aberta com um momento religioso, guiado pelo Padre Bernardo, no qual todos os presentes foram convidados a elevarem seus pensamentos a Deus para agradecerem pela turma que estava se formando. Logo depois os secretários Agimiro Dias e Olyntho Neto fizeram uso da palavra. Ambos destacaram a importância do projeto para a capacitação de pessoas que não tem condições financeiras e ressaltaram que através do Pérola Tocantins, muitas famílias serão beneficiadas.
A presidente do Projeto Pérola Tocantins, Vanessa Patrús, também fez uso da palavra. Começou o seu discurso com uma frase de seu sogro, Dr. João Patrús de Souza (em memória), que inspirou e encorajou o seu trabalho na área social: “O homem que não vivesse para servir não servia para viver.”. Vanessa lembrou o apoio do esposo, Marcus Patrús, no trabalho com o projeto e emocionada disse que cada formando tem um valor especial e que agora eles são responsáveis pela missão de transformar a vida de outras pessoas. Após sua fala, deu-se início à entrega dos certificados.
As autoridades presentes foram homenageadas com uma placa de agradecimento pelo apoio e parceria que ofereceram ao projeto. Além das que compuseram a mesa, também foi homenageado o Diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Valter Frota.
A solenidade continuou com a premiação do aluno destaque do projeto e também do aluno que trouxe mais pérolas durante o período das inscrições para o curso. O momento foi conduzido pelo instrutor do Curso de Informática e Cidadania do Projeto Pérola Tocantins, Wesley Nóia, que aproveitou a ocasião para dizer que o maior aluno do curso na verdade foi ele, por conviver com pessoas tão especiais. Wesley mostrou sua emoção ao lembrar da evolução dos pérolas até o final do curso.
O aluno destaque do projeto foi Antônio da Silva e a aluna que trouxe mais pérolas no período das inscrições para o curso foi Sumaria Pricila Feitosa, que também já foi voluntária e hoje é colaboradora do Projeto Pérola Tocantins. Os dois foram premiados com um computador.
A solenidade foi encerrada com o depoimento de duas pérolas. Adriana Miranda disse que o projeto despertou a sua consciência protagonista com corresponsabilidade e que além do conhecimento digital, ela teve a consciência de que os problemas sociais não dependem só do poder público, mas também da atitude de cada um. Deurival Nogueira lembra que antes do projeto ele não dava valor a cursos de capacitação e que hoje ele reserva boa parte do seu tempo para se especializar.
Após a cerimônia a pista de dança foi aberta e todos os presentes puderam se divertir e confraternizar ao som do cantor tocantinense revelação no programa Ídolos, Melo Júnior. Assim foi encerrado o primeiro semestre de atividades do Projeto Pérola Tocantins, que almeja capacitar ainda mais pessoas que são vítimas da vulnerabilidade social.
Maria Letícia Ferreira
(63) 8411-3630