AraguaínaDestaque

Projeto quer transformar trecho da principal avenida comercial de Araguaína em rua para pedestres

A Prefeitura de Araguaína lançou um projeto de revitalização do centro da cidade que promete gerar grandes mudanças no cotidiano dos moradores. É que uma das ações previstas é transformar um trecho de três quarteirões da principal avenida comercial do município em uma rua apenas para pedestres.

A intervenção seria na Avenida Cônego João Lima, do cruzamento com a Rua 19 de Novembro até o encontro com a Rua Santa Cruz. O início da calçada ficaria próximo da sede da Câmara Municipal e o final perto do Shopping Popular da cidade.

O projeto está sendo chamado pela prefeitura de ‘Calçadão Shopping’. Ao todo a obra deve custar R$ 4,8 milhões. Estão previstas ações como a colocação de piso especial com acessibilidade, piso tátil para deficientes visuais, containers para recolhimento de lixo e bancos.

Projeto de revitalização deve transformar avenida de Araguaína em shopping a céu aberto  — Foto: Reprodução

Projeto de revitalização deve transformar avenida de Araguaína em shopping a céu aberto — Foto: Reprodução

Está prevista ainda a construção de uma galeria subterrânea para que a rede elétrica, telefônica, fibras óticas, rede de água e esgoto sejam embutidas. O calçadão seria protegido da chuva por um pergolado de seis metros de altura.

O projeto ainda pode passar com adequações após sugestões de comerciantes. Em entrevista ao Bom Dia Tocantins, o secretário de planejamento de Araguaína, Frederico Prado, disse que a prefeitura está fazendo estudos sobre o impacto da obra no trânsito e que a cidade deve começar a discutir a implantação de um estacionamento rotativo. Ele prevê o início das obras para o primeiro semestre de 2022.

A prefeitura disse ainda que o projeto foi pensado porque os centros antigos de cidades que não se modernizam tendem a ficar desvalorizados. A gestão disse acreditar que as mudanças podem atrair clientes para a região mesmo no período noturno, estimulando a instalação de lanchonetes e restaurantes no local.

Fonte: G1 Tocantins