Pronatec abre pré-inscrições para 430 vagas em seis cursos técnicos gratuitos no Senai Araguaína
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com pré-inscrições abertas para 430 vagas de cursos profissionalizantes, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).Os cursos são destinados aos estudantes regularmente matriculados no ensino médio da rede pública e para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Cursos técnicos e profissionalizantes
Os cursos técnicos ofertados (com carga horária entre 1.000 e 1.200 horas) são os de Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Edificações.
Outra categoria de cursos ofertados são os (Formação Inicial Continuada – FIC, com carga horária de 160 horas) de Montador e Reparador de Computadores, Cadista para Construção Civil, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Recursos Humanos.
Os alunos participantes receberão material didático e auxílio financeiro por meio da Bolsa-Formação Estudante (para custear transporte e alimentação). Ao final do curso, os formandos receberão certificados com registro do MEC (Ministério da Educação) e da SEDUC (Secretaria de Estado da Educação e Cultura).
Inscrições
Os alunos interessados em participar do Pronatec devem procurar a Diretoria Regional de Gestão e Formação de Araguaína, localizada na Rua dos Engenheiros, n° 337, Setor Jardim Paulista das 13h às 18h, entre os dias 10 de janeiro e 07 de fevereiro.
Para efetivar a pré-matrícula o aluno deve levar os seguintes documentos:
– Original e cópia do CPF e RG;
– Cópia comprovante de endereço;
– Cópia do CPF e RG dos responsáveis (caso seja menor de 18 anos);
– Declaração de Matrícula (fornecida pela escola em que o aluno está matriculado);
– Cópia do Certificado de Reservista (Para homens maiores de 16 anos).
Pronatec
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal por meio da lei 12.513 de 26 de outubro de 2011. O programa conta com a parceria de secretarias estaduais de educação, prefeituras, instituições de educação profissional como o SENAI, SENAC, SENAR, IFTO dentre outros.
Dentre os objetivos do programa estão o de universalizar o acesso ao ensino profissionalizante e o de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional.
(AF Notícias)