AraguaínaDestaqueEstado

PT de Araguaína tem quatro pré-candidatos a prefeito: empresários, autônomo e juiz aposentado

A disputa interna no Partido dos Trabalhadores (PT) para escolha do candidato a prefeito de Araguaína nas eleições 2020 promete ser bastante acirrada: são quatro nomes de olho na vaga.

Estão no páreo os empresários Leonildo Dias Valdirene Cesário; o autônomo Oliveira Martins e o juiz aposentado Leador Machado.

VALDIRENE CESÁRIO

Única mulher no grupo de pré-candidatos, Valdirene dos Santos Cesário, 49 anos, é filiada ao PT desde 1989 e ajudou a consolidar o partido no Tocantins.

Formada em Administração de Empresa, a empresária já foi candidata a vereadora em Araguaína e atuou na coordenação da campanha presidencial de Fernando Haddad e do deputado estadual Zé Roberto, em 2018.

Também foi superintendente da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) de Araguaína, entre 2017 e 2018, e saiu após o rompimento do PT com a gestão de Ronaldo Dimas (Podemos).

Valdirene Cesário, pré-candidata pelo PT de Araguaína.

LEONILDO DIAS

Leonildo Dias, 42 anos, é filiado ao PT desde 1996, partido que ajudou a criar. Empresário do ramo de representação comercial de indústria, o pré-candidato destaca como pontos positivos seu bom trânsito no meio político, comercial, evangélico e na agricultura familiar.

Também já foi candidato a vereador em Araguaína e coordenou a campanha da ex-deputada estadual Solange Dualibe (PT) na última eleição.

Leonildo Dias também está na disputa interna no PT

OLIVEIRA MARTINS

O autônomo Oliveira Martins Filho também colocou o nome à disposição do partido. Ele é natural de Crixás (GO), mas mora em Araguaína desde 1977 e afirma conhecer bem os problemas da cidade.

Oliveira Martins já foi filiado ao MDB, mas garante que “sempre gostou” do PT e afirma ser também um “admirador incondicional” do ex-presidente Lula. “Tenho vontade de contribuir com as  melhorias e desenvolvimento da nossa querida Araguaína”, diz.

Oliveira Martins afirma ser um 'admirador incondicional' de Lula

LEADOR MACHADO

O pré-candidato anunciado mais recentemente é o juiz aposentado Leador Machado, que atuou durante muitos anos na 2º Vara do Foro Trabalhista de Araguaína e se aposentou no dia 17 de dezembro.

Leador teve o nome lançado pelo deputado federal Célio Moura. Ele era militante petista antes de ingressar na magistratura, quando morava em Brasília, e participou em Curitiba (PR) da vigília #LulaLivre juntamente com outros membros do coletivo Associação Juízes pela Democracia (AJD).

“Nosso valoroso companheiro, um magistrado respeitado, culto e muito bem relacionado na cidade. Ganha o Partido dos Trabalhadores, ganha a militância, ganha a democracia, já que Dr. Leador teve uma militância intensa no Partido no Distrito Federal, antes de entrar para a magistratura do trabalho”, disse o deputado federal.

Leador Machado, juiz aposentado

Fonte: AF Noticias