AraguaínaDestaqueEstadoPalmas

Quase 20 profissionais da saúde estão com covid-19 no Regional de Araguaína, aponta relatório

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) é a unidade de saúde da rede pública estadual com o maior número de servidores infectados pela covid-19, conforme um relatório da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que o AF Notícias teve acesso.

Ao todo, 16 profissionais do HRA testaram positivo para coronavírus – 1 já recuperado -, e outros 28 estão em isolamento. Segundo o relatório, mais 34 servidores já cumpriram o período de isolamento e retornaram ao trabalho.

O Hospital Geral de Palmas e o Regional de Augustinópolis têm 10 servidores contaminados, cada. Porém, o número de profissionais do HGP que está em isolamento, 92 no total, é maior que a soma de todas as outras unidades.

Em todo o Tocantins são 60 servidores da saúde com diagnóstico positivo de covid-19 – 10 recuperados -, e 159 em isolamento. Felizmente, nenhum óbito foi registrado entre esses profissionais.

Além desses casos, outros 543 servidores da saúde estão afastados dos postos de trabalho por fazerem parte de grupo de risco (idosos, gestantes e lactantes, portador de doença e pessoa com guarda de criança menor de 1 ano).

Em relação aos 2.205 casos confirmados até 21/05/2020, o número de trabalhadores da saúde infectados representa 2,72% do total.

Já em comparação com a quantidade total de profissionais de saúde no Estado, esse percentual cai para 0,61%, número muito reduzido se comparado com os dados nacionais, cujo percentual é 15,9%, segundo informado no Boletim Epidemiológico Especial do Ministério da Saúde nº 16 de 18/05/2020.

Os dados foram coletados no período de 1º a 21 de maio de 2020.

A Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde disse que monitora diariamente a situação dos trabalhadores, fazendo o acompanhamento de servidores infectados, suspeitos e com quadro gripal, inclusive dando apoio técnico psicológico.

Confira os dados:

Dados decovid-19 por hospital

Fonte: AF Noticias