Quase mil professores de Araguaína já se preparam para retorno das aulas presenciais
A Secretaria da Educação de Araguaína deu início a um novo método de capacitação para os servidores da Rede Municipal de Ensino durante o período de pandemia da covid-19. Por meio de transmissões ao vivo, quase mil professores, coordenadores pedagógicos, gestores das unidades de ensino e técnicos da área pedagógica da secretaria estão participando de um trabalho de formação continuada.
Para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, o processo de preparo dos professores e servidores municipais é extremamente importante para a adequação da cidade a essa nova realidade.
Retorno gradativo
A primeira transmissão ao vivo foi feita pela plataforma do YouTube e teve como principal objetivo preparar os profissionais da Educação para o retorno gradativo das aulas presenciais que está sendo definido pelo Município. Além disso, novos encontros online estão previstos para as próximas semanas.
“A intenção é inicialmente retomar as aulas da Rede Municipal de Ensino em escolas da zona rural, no modelo semipresencial e com o material especial que foi elaborado para atividades em casa, evitando assim a aglomeração dos 495 alunos nas 13 escolas”, explicou o superintendente municipal da educação, Railon Borges.
Borges ainda acrescentou que o retorno das demais escolas e creches municipais está previsto para o mês de agosto.
Protocolos de segurança
Atualmente, mais de 21 mil estudantes estão matriculados em 79 escolas e creches da Rede Pública de Ensino Municipal. Para garantir o retorno seguro às aulas, os servidores estão recebendo orientações específicas, seguindo um protocolo de segurança criado pelo Município, que inclui medidas como o distanciamento de 1,5 m entre as carteiras e o uso de máscara por todos.
Ensino à distância
Desde o dia 17 de junho, a Prefeitura de Araguaína iniciou uma proposta de ensino remoto que utiliza atividades não-presenciais por meio do Portal do Aluno, que pode ser acessado no site da Prefeitura ou pelo aplicativo de celular. Além da plataforma online, o material didático também pode ser retirado na escola a cada 15 dias.
Durante esta primeira transmissão, também foi discutida a eficiência do ensino remoto que deve continuar sendo utilizado. Neste sistema, os professores participam de todo o processo de aprendizagem realizado em casa, orientando os pais e responsáveis na aplicação das atividades e avaliando as tarefas após o retorno das aulas presenciais com a revisão de cada conteúdo, caso seja necessário.
(Felipe Maranhão)