DestaqueEstado

Raio-x dos partidos: Republicanos elege 55 prefeitos, o maior número; veja outras legendas

O Republicanos, partido presidido no Tocantins pelo governador Wanderlei Barbosa, teve o maior número de prefeitos eleitos do estado, somando 56 entre os 89 nomes lançados. Um índice de 63% de sucesso. Em termos gerais, o número de prefeitos do Republicanos representa mais de 40% dos 139 municípios.

Na região central, o Republicanos elegeu titulares para prefeituras como Aparecida do Rio Negro, com Deusimar Amorim, e Miracema com a prefeita Camila Fernandes, que disputou a reeleição.

Na região Sul, o partido elegeu prefeitos como Herman, em Arraias, Paulo Roberto, em Taguatinga, Fábio da Farmácia, em Paranã, e Dione do Pastel, em Combinado.

Na região Norte e Bico do Papagaio, o Republicanos manteve ou conquistou diversas prefeituras como Xambioá, com Dr Mayck Câmara, e Augustinópolis, com Antônio do Bar.

O presidente estadual do partido comemorou o resultado. “As urnas não mentem. Saímos delas com grandes vitórias. Infelizmente também tivemos alguns tropeços, mas faz parte do processo político. O crescimento do partido é indiscutível. Somos a maior força em número de prefeituras do estado do Tocantins”, afirmou Wanderlei Barbosa.

VICES

O partido também elegeu um grande número de vice-prefeitos numa grande parceria com outros partidos da base, como José Nagru em Colinas na chapa com Kasarin do União Brasil, Divino José em Araguaçu, que compôs com Jarbas Ribeiro (PL) e Rosilene, em Cristalândia, com Big Jow (UB).

O partido ainda tem condições de ter mais um vice prefeito, com Pedro Cardoso, que está junto com Janad Valcari no segundo turno em Palmas. Eles passaram em primeiro lugar com mais de 39% dos votos válidos.

OUTROS PARTIDOS

Atrás do Republicanos com 56, vem o União Brasil, da senadora Dorinha Seabra com 37 prefeituras (de 57 candidaturas); o Progressistas, do deputado Vicentinho Júnior, com 15 (de 34); o PDT, do vice-governador Laurez Moreira, com 8 (de 26 candidaturas); o PSD, do senador Irajá, 6 (de 17); o MDB, do deputado federal Alexandre Guimarães, 4 (de 16); e o PL, do senador Eduardo Gomes 3 (de 11).

REPUBLICANOS PERDEU NAS GRANDES CIDADES

Apesar de conquistar o maior número de prefeituras, o Republicanos perdeu nas maiores cidades e com enorme diferença para seus adversários. Em Paraíso, Osires Damaso (Repu) só fez 19,43% dos votos e perdeu para Celso Morais (MDB) — o prefeito foi reeleito com 80,57%.

Em Porto Nacional, Toinho Andrade (Repu) foi derrotado pelo prefeito Ronivon Maciel (UB), por 65,34% a 28,02%. Em Araguaína, o prefeito Wagner Rodrigues (UB) foi reeleito com 78,38% dos votos contra 21,62% do deputado estadual Jorge Frederico (Repu).

Fonte: AF Noticias