Reunião entre sindicatos e governo garante pagamento da data-base em parcela única; retroativo deve ser negociado na terça-feira
O governo do Estado e 22 representantes de sindicatos de servidores públicos do Estado decidiram, durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 10, que o pagamento do índice de 5,57% da data-base será feito em parcela única em março ou abril, mês que ainda será definido.
Quanto ao retroativo de outubro, foi marcada uma nova reunião para terça-feira, 15, com o objetivo de deliberar sobre a quantidade de parcelas e o início do pagamento.
O secretário de Estado da Administração, Lúcio Mascarenhas, garantiu que vai buscar medidas econômicas para cumprir a proposta do governo. “A reforma administrativa é uma maneira de economia e vamos estudar uma prorrogação do período de seis horas diárias. Esse horário não prejudicou o atendimento nem a qualidade nas secretarias”, disse.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro, afirmou que o Estado ficou de reavaliar a proposta apresentada pelo sindicato, de pagamento em março. Quanto à Assembleia Geral que está convocada para o dia 16 de janeiro, Pinheiro ressaltou: “Está mantida até o término das negociações”.
Antes da reunião, o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos afirmou que foi feito um estudo exaustivo e que, para que a proposta possa ser eficiente, algumas alíquotas de recolhimento devem sofrer alterações. “Não haverá prejuízo. Mais do que está colocado, não cabe para o governo”, disse.
(Cleber Toledo)