Riscos do silicone: entenda o que levou cantora a passar por cirurgia de urgência
Aumentar os seios com próteses de silicone já é um procedimento cirúrgico bastante comum entre as mulheres e motivado por diferentes razões, estéticas ou não, mas como toda plástica, exige uma série de cuidados especiais. A cantora Valesca Popozuda precisou se submeter recentemente a uma cirurgia de urgência no seio direito dias depois de descobrir uma contratura capsular em torno de sua prótese de silicone. Ela procurou um médico após sentir dores no seio.
Prótese de silicone: o que é contratura capsular?
O cirurgião plástico Renato Tatagiba explica que 15 dias após a colocação do silicone é criada um tipo de cápsula natural em torno da prótese para isolá-la do organismo.
De acordo com o site de celebridades da Globo, o Ego, o que aconteceu com Valesca foi uma fibrose em uma cicatriz interna ao redor da prótese, provocando contração desta camada protetora natural.
Sintomas da contratura capsular
“Existem quatro tipos de contraturas: a de grau 1, que causa um endurecimento do local, a de grau 2, que causa endurecimento e dor, a de grau 3, que causa também assimetria, um seio já começa a ficar diferente do outro, e a de grau 4, em que a mama fica praticamente calcificada”, explica o cirurgião plástico.
Segundo o especialista este problema costuma ser decorrente de uma reação do organismo à prótese, mas não é possível prever o problema que atinge entre 2% e 3% das mulheres com próteses de silicone.
O mais comum é esta contratura aparecer nos primeiros meses depois da cirurgia ou depois de muito tempo, 5 ou até 10 anos depois da colocação da prótese.
Tratamento da contratura capsular
Renato explica que não é possível reverter contraturas capsulares e, por isso, o ideal é trocar a prótese assim que a pessoa começar a sentir dor para que o grau de contratura capsular não aumente.
“É uma cirurgia urgente, mas não de emergência. O ideal é que a pessoa troque o silicone até o segundo grau para evitar que o problema avance”, comenta.
(bolsademulher)