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Rodovias tocantinenses estão entre as piores do país, diz pesquisa

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As rodovias BR-222 e TO-336, que ligam Belém (PA) a Guaraí (TO), foram consideradas as piores ligação rodoviária do Brasil por uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada no dia 31 de outubro.

O levantamento considera ligação rodoviária os trechos formados por uma ou mais rodovias federais ou estaduais pavimentadas, com grande importância socioeconômica e volume significativo de veículos de cargas e de passageiros, interligando territórios de uma ou mais Unidades da Federação

A pesquisa percorreu 96714 km e constatou que 63,8% da extensão avaliada apresenta problemas ligados a três itens considerados fundamentais: pavimento, sinalização e geometria da via. Em 2012, o percentual era de 62,7%.

Além da BR-222 e TO-336, aparecem como as piores ligações rodoviárias, a BR-153 e BR-230 entre Marabá (PA) e Wanderlândia (TO), a BR-240, TO-040 e TO-280, entre Natividade e Barreiras (BA) e o trechos que ligam Palmas a Brasília, BR-010, TO-010, TO-050 e TO-342.

TO-010 também aparece como uma das piores rodovias brasileiras (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
TO-010 também aparece como uma das piores
rodovias brasileiras
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A pesquisa concluiu que 82% das rodovias tocantinenses são regulares, ruins ou péssimas, como a  TO-010, que foi avaliada como ruim, com pavimento regular, sinalização ruim e péssima geometria. Com todos esses problemas, a rodovia estadual, que passa pela capital, é tida como perigosa pelos motoristas.

“Não temos acostamento na rodovia, os carros andam em alta velocidade. É muito perigosa. A ultrapassagem é feita em todos os locais da pista sem nenhuma segurança, sem nenhuma vigilância. Os carros andam em velocidade de 160 km aqui”, diz o empresário José Meneses.

Ainda em relação às rodovias estaduais, a TO-050, que liga Porto Nacional a Natividade é considerada ruim, com pavimentação ruim, sinalização regular e geometria péssima.

A CNT avaliou também as rodovias federais. A BR-153, principal do estado, foi considerada boa mas ainda há problemas de infraestrutura e sinalização. A melhor avaliada é a BR- 230. Ela é considerada regular, com boa pavimentação e geometria, mas com deficiência na sinalização.

(G1)