Destaque

Ronaldo Dimas apresenta dívidas do município de Araguaína e garante que não afetará compromissos de campanha

Divulgação
Divulgação

Durante coletiva à imprensa na manhã dessa terça-feira, 22, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), apresentou o endividamento do município neste início de ano. Dados preliminares apontam dívidas de 77,8 milhões de reais, dos quais 50,3 milhões referem-se aos débitos contraídos na gestão do ex-prefeito Valuar Barros.

Conforme o prefeito, as dívidas anteriores ao ano de 2009 somam 24,9 milhões de reais, dos quais 20 milhões junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e 4,5 milhões com o IMPAR (Instituto de Previdência de Araguaína).

Divulgação
Divulgação

Na gestão do ex-prefeito Valuar Barros, 2,4 milhões de reais referem-se aos empréstimos consignados descontados na folha dos servidores e não repassados às instituições financeiras. O ex-gestor também deixou de pagar 12,1 milhões juntos aos fornecedores do município.  Outros 27,6 milhões de dívidas com o IMPAR já foram parceladas.

Ainda conforme Ronaldo Dimas, mais de 3 milhões foram retidos e não recolhidos ao INSS e IMPAR. Restos a pagar  de anos anteriores a 2012 somam 41 mil reais. O município terá ainda de devolver 2,9 milhões proveniente de convênios que foram indevidamente utilizados.

O município ainda acumula uma dívida de 9,2 milhões referente aos precatórios (valores devidos em decorrência de condenações judiciais). Em 2013, foram incluídos no orçamento 500 mil para pagar parcialmente o valor. Já 8,7 milhões serão incluídos em orçamentos futuros.

Os recursos disponíveis em banco totalizam 6,7 milhões de reais. Dimas afirmou ainda que há 23 milhões em débitos inscritos na dívida ativa do município, valores devidos pelos cidadãos aos cofres públicos. O prefeito disse ainda que em fevereiro enviará um Projeto de Lei à Câmara Municipal tratando sobre o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

Uma auditoria completa será realizada na Prefeitura nos próximos 60 dias, seguindo recomendação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, para saber qual o real estado de Araguaína nos últimos 5 anos. O prefeito assegurou que a prefeitura não dará calote em nenhum fornecedor. “

Ainda conforme Ronaldo Dimas, em relação às dívidas com fornecedores, maior parte são com a empresa Litucera, responsável pela coleta de lixo, cujo pagamento está atrasado desde setembro, e com a Pró-Saúde, responsável pela administração da UPA – Araguaína Sul, Ambulatório de Especialidades e Hospital Municipal. “Se o serviço foi prestado, será pago”, afirmou.

Dimas afirmou que as dívidas do município não inviabilizam os compromissos de campanha eleitoral, já que elas não impedem a renovação ou contratação de novos convênios. “A princípio não estamos mudando nada em nosso projeto”, garantiu.