Destaque

Ronaldo Dimas fala das prioridades para 2013, composição de governo e expectativas em relação ao governo do Estado

Divulgação

Ronaldo Dimas, após ser eleito prefeito de Araguaína, recebeu na última terça-feira, 09, nossa equipe de reportagem para uma entrevista onde falou das prioridades para 2013, a escolha dos novos secretários e da expectativa em relação ao Governo do Estado.

Dimas atribuiu sua vitória à vontade de mudança da população, garantiu que alguns projetos aprovados pelo Ministério das Cidades já serão executados no próximo ano e afirmou que nomeará uma equipe de transição que fará um estudo e diagnóstico sobre a situação da prefeitura, mas não irá promover uma “caça as bruxas”.

Ao comentar sobre a vitória no processo eleitoral, Dimas atribuiu a larga vantagem de quase 25 mil votos sobre a candidata Valderez, à vontade de mudança da população e à expectativa de que a cidade  possa dar um salto qualitativo.  “Elas [pessoas] perceberam em nossas propostas a possibilidade de proporcionar as mudanças esperadas; tornar Araguaína diferente do que está acontecendo ao longo dos anos,” destacou o prefeito eleito.

Agradecimento

Durante a entrevista, Ronaldo Dimas também aproveitou a oportunidade para agradecer a população pela expressiva votação. “Agradeço firmando o compromisso de fazer essa transformação. Colocar em prática esses projetos. Fui recebido carinhosamente pelas famílias durante o período de 90 dias nas caminhadas, reuniões e apresentação das propostas. Quero retribuir cuidando bem de  Araguaína e fazendo com que os projetos saiam efetivamente do papel”, afirmou.

As prioridades

Ronaldo afirmou que todas as propostas de campanhas são prioridades para o ano de 2013, mas admitiu que algumas delas são mais urgentes. “Todas as são prioritárias. Agora, fundamentalmente, em qualquer governo, educação é prioridade, pois é o que garante o nosso futuro. Em Araguaína, temos que tratar da recuperação da infraestrutura urbana com pavimentação nova, recapeamento, urbanização da cidade, o lazer e esportes com parques, praças e quadras; temos a saúde com as clínicas e própria organização do sistema, além da modernização dos serviços públicos e habitação,” enfatizou.

Transição de governo

O prefeito recém-eleito afirmou que a  partir da próxima semana deve nomear  uma equipe para cuidar da transição de governo e espera  contar com a abertura do prefeito Valuar Barros que já posicionou abrindo todas as portas que forem necessárias. “Seu secretariado deve agir da mesma forma. Vamos tomar pé de toda a situação,” destacou Ronaldo.

Dimas também antecipou que fará uma discussão sobre o orçamento para 2013 com órgãos técnicos e os vereadores. “Já quero tratar da questão orçamentária para que contemple as ações para o próximo ano. Então já vamos tratar sobre isso com a equipe de contabilidade, secretaria da fazenda e com a Câmara de Vereadores, que irá aprovar o
Orçamento.”

Auditoria na prefeitura

A ser questionado se pretende fazer uma auditoria na prefeitura de Araguaína, Dimas afirmou que a equipe de transição apresentará um estudo detalhado da situação do município, mas disse que não quer criar problemas com o atual prefeito Valuar Barros e nem pretende promover uma caça às bruxas, pois, entende que a responsabilidade para a qual foi eleito é organizar a cidade.

“É natural que essa equipe de transição produza um documento que vai espelhar a realidade do município neste momento. A questão até 31 de dezembro está relacionada ao atual gestor, a partir daí passa a ser responsabilidade nossa. Porventura, erros que houver não é minha obrigação solucioná-los. Quem deve fazer isso, e tem feito quando encontra erros, é o Ministério Público, é o Tribunal de Contas do Estado, da União, conforme o caso de aplicação de recursos. Mas, espero que a gente não encontre problemas graves, e não quero gerar problemas entre mim e o Valuar. Minha preocupação é com o futuro, não vou ficar olhando para o passado. O que é do Valuar, é o do Valuar. O que é da ex-prefeita, é da ex-prefeita. Eles é que tem essa responsabilidade e não tenho a intenção de ficar fazendo caça às bruxas”, disse Ronaldo.

Composição de governo

Comentando sobre o desafio na hora da escolha dos cargos de confiança, haja vista que 17 partidos compuseram a coligação vitoriosa, Dimas afirmou que vai priorizar as pessoas de perfil técnico. “Os partidos foram muito importantes e serão também na condução política do nosso governo. Não haverá como aproveitar todos no primeiro escalão, isso é mais do que claro, mas temos pessoas em todas as siglas com capacidade técnica suficiente para estarem juntos conosco na administração. O perfil político é importante, mas o perfil técnico é fundamental  para que tenhamos uma equipe que conduzirá bem os trabalhos em nossa cidade.”

O governo do Estado

Ronaldo demonstra otimismo ao falar das expectativas em relação ao Governador Siqueira Campos (PMDB) e espera que grandes obras sejam realizadas em Araguaína por meio da administração estadual. “Espero a construção do Hospital Geral de Araguaína, a duplicação do TO – 222, do trecho que vai da feirinha até a Avenida 1º de janeiro, e até o entroncamento de Babaçulândia e, do outro lado, até o Novo Horizonte. Essas, do nosso ponto de vista, são as obras prioritárias que esperamos do governo do Estado. Além de parcerias menores que podem ocorrer, mas não menos importantes, nas áreas de infraestrutura urbana e pavimentação que já vai começar a ocorrer, pois deixamos [na Secretaria das Cidades] dois contratos assinados para urbanização dos setores Itaipú, Palmas e Alto Bonito, e no outro contrato o Maracanã e Universitário,” espera Dimas.

No tocante às parcerias com o Governo Federal, Ronaldo afirmou. “Nós trabalhamos um projeto para Araguaína junto ao Ministério das Cidades de quase 50 milhões de reais [através da Secretaria das Cidades] e outro de 40 milhões apresentado pelo próprio município de Araguaína. Agora nós vamos negociar e tentar buscar pelo menos 20 milhões, que já é muito significativo.”

Aproveitamento de secretários da atual gestão

Ao ser questionado se deixaria no primeiro escalão do governo algum funcionário da atual gestão, Dimas evitou tecer comentários. “Eu não quero falar em aproveitamento ou não de pessoas. Eu tenho um compromisso com a sociedade e no momento certo vamos anunciar os nomes que vão compor o primeiro e segundo escalão de governo.”

Finalização

“Quero agradecer a população pelo apoio e confiança depositada. Fico muito feliz e isso me traz mais responsabilidade para que possamos realizar um trabalho transformador na cidade,”finalizou Ronaldo Dimas.

(Arnaldo Filho)