Ruas de três setores serão interditadas para as obras da Avenida Siqueira Campos, em Araguaína
As obras da Avenida Siqueira Campos, considerada a maior infraestrutura viária da história de Araguaína, estão avançando em direção aos setores Neblina, Noroeste e Itapuã.
Por causa da movimentação de máquinas e construção de novas travessias sobre o Córrego Neblina, a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína está fazendo a interdição de seis vias nos bairros.
“Pedimos a atenção dos condutores para as sinalizações nas localidades. Os bairros possuem uma variedade de ruas que servirão de rotas alternativas para o acesso a Campos Elísios e Rua 13 de Janeiro, além de outras vias, permitindo que os cidadãos circulem pela região sem muitas dificuldades”, informa Eduardo Barbosa, superintendente da ASTT.
Bairro Neblina
A primeira interdição é na ponte da Rua Neblina, na divisa dos setores Neblina e Noroeste. Quem trafega em direção ao Setor Noroeste deve passar a usar a Rua 13 de Janeiro como acesso, saindo ao lado do Ministério Público do Trabalho, virando à esquerda na Av. Neif Murad e, no final da via, virando à direita na Rua São Pedro, que dá acesso ao Setor Noroeste.
Já quem vai do Setor Noroeste para o Bairro Neblina deve seguir pela Rua São Pedro e virar à esquerda na Av. Neif Murad. A partir da via, é possível acessar a Via Norte ou virar à direita na Rua 13 de Janeiro e depois à direita na Rua 13 de Julho, que dá acesso a outras vias do Bairro Neblina.
Setores Itapuã e Noroeste
Entre os setores Itapuã e Noroeste, as ruas Araguaia e Ipiranga já estão com o fluxo interrompido no trecho entre as ruas Anchieta e 10, e os veículos que circularem pela região deverão desviar para a Avenida Campos Elísios e usar como via principal para acessar a região central ou os bairros.
Já as ruas Liberdade, Primavera e Augusta, também no Setor Noroeste, serão interditadas no trecho entre as ruas 10 e Anchieta ainda esse mês, conforme cronograma que será informado pela construtora responsável pela obra. Em ambas as vias, o fluxo também deverá ser desviado para a Avenida Campos Elísios.
Novas travessias
Cid Forghieri, coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, financiadora da Avenida Siqueira Campos, lembra que a região será valorizada com a nova via e que as opções de deslocamento serão maiores com a criação de um importante corredor viário.
“Em cada uma dessas ruas, vamos substituir as pontes por travessias com estruturas mais seguras. Assim que a primeira etapa da obra for concluída, todas essas vias terão acesso à Avenida Siqueira Campos, tornando o trânsito mais fluído”, explica Cid.
Rotas alternativas
Quem segue pela Rua Araguaia em direção ao Setor Itapuã deverá virar à direita na Rua Bom Jardim e acessar a Av. Campos Elísios. O condutor que seguir em direção ao Setor Noroeste ou Centro deverá virar à esquerda na Rua 14 e de lá acessar a Campos Elísios.
Nas ruas Araguaia, Liberdade, Primavera, Augusta e Ipiranga, o acesso para a Av. Campos Elísios pode ser feito a partir das ruas Anchieta, 10 ou 14.
Av. Siqueira Campos
A primeira etapa da nova via terá cerca de 3 km de extensão (aproximadamente 6,5 km de vias, considerando as duas pistas) e ligará a Via Norte à Avenida Castelo Branco, passando pelos setores Noroeste, Vila Rosário e Couto Magalhães.
Já a segunda etapa, que já está com as obras iniciadas, ligará a Av. Castelo Branco aos setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte também com uma pista dupla com quase 8 km de extensão.
Durante o trajeto, o córrego Neblina será canalizado para receber a avenida dupla. O serviço também inclui mais de 2.300 mt de drenagem, além de calçadas com acessibilidade e ciclofaixa.