DestaqueEstado

Salário mínimo ideal para o Tocantins seria de R$ 1,6 mil, diz pesquisa

Divulgação
Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Economia do Tocantins apontou que uma família tocantinense de quatro pessoas precisaria de R$ 1.640,30 para suprir as necessidades básicas neste mês de outubro. O salário ideal, mais que o dobro do salário mínimo, seria suficiente para cobrir as despesas alimentícias que apresentaram uma alta neste mês.

A farinha e o leite, por exemplo, aumentaram significativamente em relação ao mesmo período do ano passado. A farinha subiu 33% e o leite, 37%. “Alguns produtos estão no período de entressafra e outros produtos [aumentaram] por causa do período chuvoso, como por exemplo, o tomate e o trigo. Quando o período está com muita chuva impacta diretamente na produção e consequentemente vai haver um aumento no preço que vai chegar ao consumidor final”, explica a economista Rosilene Sudré.

O levantamento mostrou ainda outros produtos da cesta básica que tiveram uma redução significativa nos preços: arroz (-16%), óleo (-14%), açúcar (-10%), banana e café (-1%).

(G1)