‘Salve-se quem puder?’, pergunta Cinthia após aglomeração de pessoas durante inauguração
Imagens registradas durante a inauguração de um hipermercado atacadista no centro de Palmas demonstram que a população não tem contribuído para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Tocantins.
A inauguração, que aconteceu nesta terça-feira (08), durante o feriado da Padroeira do Estado, foi marcada por uma aglomeração que reuniu centenas de pessoas na porta da loja, todos querendo aproveitar as promoções anunciadas pela rede.
Vídeos e fotografias mostram o total desrespeito às normas de distanciamento social e segurança sanitária recomendadas para conter o avanço da pandemia. Apesar do uso de máscaras, os clientes se amontoaram e causaram tumulto no momento de entrar na loja.
Após denúncias, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Palmas foram até a loja, localizada na Avenida JK, principal via da cidade. O estabelecimento levou duas multas pelo descumprimento do Decreto Municipal 1.993/2020 e artigo 183 do Código de Posturas Municipal.
Nas redes sociais, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) lamentou o episódio e foi incisiva ao criticar o comportamento da população.
“Tá difícil! Querem abrir um novo empreendimento? Quer gerar empregos, renda, etc? Ok, mas adotar como estratégia de inauguração a chamada do consumidor para um ‘salve-se quem puder’? O cidadão que deixa sua casa para participar da aglomeração está comprometido com a saúde pública?”, disse.
Em nota enviada à imprensa, o município informou que foram aplicadas duas multas e que a responsável pela empresa foi intimada a tomar providências para evitar aglomeração e orientou que o acesso de pessoas fosse bloqueado e controlado nesta terça (8) e nos próximos dois dias.
NOTA À IMPRENSA
“A aglomeração causada durante a inauguração de um supermercado atacadista em Palmas nesta terça-feira, 08, e ainda o descumprimento ao Decreto Municipal 1.993/2020 e Artigo 183 do Código de Posturas Municipal levaram a Prefeitura de Palmas a aplicar duas multas ao estabelecimento, pelos fiscais de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) e Vigilância Sanitária (Visa).
A responsável pela empresa foi intimada a tomar as providências no controle a Covid-19 com demarcação dos espaços nas entradas e controle de clientes, distanciamento de 2 metros nas filas e uso obrigatório de máscara dos clientes e funcionários. Os fiscais de Posturas ainda orientaram ao supermercado bloquear a acesso nesta terça-feira, 08, e ter o controle de entrada nos dias seguintes. Destacamos que os estabelecimentos são obrigados a cumprir os protocolos sanitários geral e específico disposto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego e podem ser acessados neste link: https://retomaeconomia.palmas.to.gov.br/.”