Estado

Samu inaugura nova sede provisória na cidade de Araguaína

Divulgação

A Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nessa sexta-feira, 27 de abril, a nova sede provisória do Serviço de Urgência e Emergência – SAMU – 192, que está localizada agora na Avenida José Tibúrcio Dantas, nº 100, Setor Urbanístico, próximo ao Hospital Municipal.

Desde o início de suas atividades em 2005, o SAMU funcionava na mesma localidade, Rua Paranaíba, bairro Centro e apresentava algumas deficiências estruturais, não contemplando as exigências técnicas do Ministério da Saúde no que se refere à estruturação física previstas na Portaria nº 2048/MS, a exemplo de ausência de salas operacionais de esterilização, farmácia, almoxarifado, dentre outros problemas inclusive de ordem sanitária.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Medrado, que entregou nota com esclarecimentos à população sobre a mudança de localidade, outro problema na 1ª sede física provisória do SAMU Araguaína foram os recorrentes alagamentos nos períodos chuvosos, acarretando em prejuízos incalculáveis que comprometeram as ações operacionais e até mesmo a interrupção temporária na prestação de atendimentos à população, uma vez que vários equipamentos foram danificados e materiais de consumo inutilizados. “Gostaria que essa inauguração fosse da sede definitiva do SAMU em Araguaína, porém não podemos colocar o usuário em segundo lugar. O aluguel dessa nova sede vai custar 4 mil reais, sendo que na antiga era de quase 3.600,00, e por causa de R$ 400,00 eu não vou deixar de oferecer um serviço de qualidade para o usuário”, explicou Medrado.

Prefeito Valuar Barros disse que em sua gestão todos trabalharam para fazer o melhor pela saúde de Araguaína. “Acredito que se não fosse por problemas financeiros e falta de profissional na pasta, a nossa saúde estaria muito melhor, mas todos os profissionais que temos trabalham com vontade de fazer sempre mais pelo povo de Araguaína”.

Estiveram presentes na inauguração o presidente da Câmara de Vereadores, Elenil da Penha, vereador Soldado Alcivan e o secretário de Obras e Infraestrutura, Walmir Ribeiro, além de funcionários, diretores de instituições médicas entre outros. (Ascom Prefeitura de Araguaína)

NOTA NA ÍNTEGRA

Nota de Esclarecimento e Convite à População Araguainense

Araguaína-TO, 26 de Abril de 2012.

Assunto: Mudança da sede física do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e convite para inauguração da 2ª sede provisória.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU/192 é um programa do Governo Federal que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de urgência/emergência e em Araguaína foi inaugurado no ano de 2005.

Desde o início de suas atividades este serviço funciona na mesma localidade, Rua Paranaíba, bairro Centro. A partir de então algumas deficiências estruturais ficaram evidentes, não contemplando as exigências técnicas do Ministério da Saúde no que se refere à estruturação física, elencadas na Portaria nº 2048/MS, a exemplo de ausência de salas operacionais de esterilização, farmácia, almoxarifado, dentre outros problemas inclusive de ordem sanitária.

Outro problema na 1ª sede física provisória do SAMU Araguaína que merece destaque foram os recorrentes alagamentos nos períodos chuvosos, acarretando em prejuízos incalculáveis que comprometeram as ações operacionais e até mesmo a interrupção temporária na prestação de atendimentos à população, uma vez que vários equipamentos foram danificados e materiais de consumo inutilizados.

Ao assumir atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína no ano de 2009 o Senhor Secretário Municipal de Saúde, Dr. Eduardo Novaes Medrado, tem envidado todos os esforços no sentido de minimizar os problemas e otimizar os serviços prestados pelo SAMU. Ocorre que as medidas paliativas adotadas durante todo esse período não foram suficientes para suprir as necessidades, o que o motivou a procurar um novo local que atendesse os critérios técnicos e sanitários e que oferecesse maior espaço físico, acesso facilitado e localização adequada.

Ante o exposto, a mudança para a 2ª sede provisória resultará em melhores condições de trabalho e otimização da qualidade dos serviços prestados, uma vez que a estrutura física contempla as determinações da Portaria do Ministério da Saúde já citada, além de oferecer amplo espaço para desenvolvimento das ações e localização privilegiada que facilita a agilidade para chegada aos atendimentos, sobretudo em casos graves.

Ressalte-se que todas as todas as adequações físicas iniciais foram financiadas pela imobiliária responsável e que a diferença dos valores mensais de locação da sede anterior para a atual é de R$ 1.231,63, quantia mínima se considerados todos os benefícios decorrentes da mudança, inclusive de ampliação da área total do local que mais que duplicou.

Por fim, convidamos toda a população araguainense para o evento de inauguração da 2ª sede provisória, situada à Rua Jose Tibúrcio Dantas, nº 100, Setor Urbanístico, próximo ao Hospital Municipal de Araguaína, às 8:00h do dia 27/04/2012.

EDUARDO NOVAES MEDRADO
Secretário Municipal de Saúde

(PortalOnorte)