Saúde ainda investiga casos suspeitos de dupla infecção por Covid e H3N2 no Tocantins
A Secretaria da Saúde do Tocantins (SES) informou que está investigando casos suspeitos de dupla infecção por Covid-19 e H3N2, a nova variante do vírus da gripe (Influenza A), porém, esclareceu que ainda não há confirmação dessa natureza no estado. Essa infecção dupla vem sendo chamada de flurona.
A nota de esclarecimento foi divulgada a fim de corrigir uma informação repassada mais cedo pela Secretaria da Comunicação do Governo (Secom).
No conteúdo enviado à imprensa, a Secom informou que o Tocantins havia registrado caso de dupla infecção por covid-19, sem especificar o tipo. Contudo, trata-se apenas de casos suspeitos, ainda sob investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO).
Apesar dos muitos relatos de pessoas que tiveram a Covid-19 mais de uma vez, como é o caso da senadora Kátia Abreu (PP), a Secretaria da Saúde disse também que, até o momento, não há nenhum caso confirmado de reinfecção pelo vírus no estado.
VEJA MAIS
A provável explicação é que a Vigilância em Saúde avalia alguns critérios para definir uma reinfecção, tais como casos de Covid-19 confirmados em um período maior que 90 dias e com dois exames de RT-PCR detectáveis, dentre outros critérios laboratoriais.
DADOS
Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nos primeiros 21 dias de janeiro deste ano foram confirmados 126 casos de H3N2. Desse total, dois pacientes evoluíram a óbito.
Já em relação à covid-19, no mesmo período, foram registrados 17.941 casos da doença no Tocantins, com 19 óbitos.
A dengue também está causando preocupação no estado. Apenas nas duas primeiras semanas de 2022 houve um acréscimo de 405% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, 106 casos contra 21.
Fonte: AF Noticias