Saúde confirma lotação máxima no HRA e informa que há 9 leitos vagos no Dom Orione
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) confirmou, em nota ao AF Notícias, que o Hospital Regional de Araguaína está operando com lotação máxima nos leitos de UTI disponíveis para pacientes da Covid-19. São 10 leitos e todos estão ocupados nesta quinta-feira (7).
Por outro lado, a Secretaria ressaltou que há outros 10 leitos de UTI disponíveis pelo SUS no Hospital e Maternidade Dom Orione, estando com apenas 1 paciente internado até agora, ou seja, apenas 10% de ocupação.
Os leitos do Dom Orione foram inaugurados no início da semana com a bênção do diretor geral da instituição, Padre Jarbas Assunção Serpa.
DADOS DA DOENÇA EM ARAGUAÍNA
Araguaína confirmou 33 casos da doença só no boletim divulgado nesta quinta-feira (7) e chegou a 164 no total. Desses, 26 estão recuperados. Entre os novos pacientes há uma criança de 3 anos e dois idosos, de 62 e 80 anos. Em relação aos demais, maioria são jovens.
Além da demanda própria de Araguaína, o Hospital Regional recebe pacientes de outros Estados, principalmente caminhoneiros, e de todas as cidades da região norte.
Nessa quarta (6), a Defensoria Pública do Tocantins (DPE) protocolou na Justiça uma ação contra o Estado, com pedido de urgência, visando a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também dos leitos intermediários para pacientes da Covid-19.
O pedido é assinado por quatro defensores públicos: Sandro Ferreira, Cleiton Martins da Silva, Pablo Mendonça Chaer e Arthur Luiz Pádua Marques.
Caso essa ampliação não seja possível nos hospitais da rede pública, a Defensoria pede que haja a imediata implantação de um hospital provisório (hospital de campanha) em Araguaína, como já prometido pelo Governo, com 50 leitos.